-
Hearing is listening?||Ouvir é escutar ?
- Voltar
Metadados
Descrição
No mundo tecnológico e informatizado do século XXI, narcísico e hedonista (LIPOVETISKY, 2005), a estandardização para o consumo de massa (ADORNO, 1941) ocasionou um adestramento na percepção, além de alterar os parâmetros, os atributos de expressão e os princípios da poética musical que compõem as dimensões estruturais da música, ao promover um estado quase permanente de distração e de entretenimento, divergente da escuta concentrada que permite articular, interpretar, compreender e construir um pensamento a partir do que se ouve. Essa nova percepção teve impacto expressivo nos hábitos de audição, na área da educação e formação musical. Como então atuar no contexto educacional do ensino regular e do ensino de música numa sociedade imersa no adestramento sensorial para o consumo? Neste artigo procuramos discutir e apontar alternativas que retomem a concentração e o esforço consciente da percepção - análise, interpretação e compreensão para um pensar crítico.||In a technological and computerized twenty-first century world, narcissistic and hedonic (LIPOVETSKY, 2005), the standardization of mass consumption (Adorno, 1941) led to a “dressage” in perception, besides a changing of parameters, attributes of expression and principles of musical poetics that make up the structural dimensions of music, by promoting an almost permanent state of distraction and entertainment, diverging of the concentrated listening which allows to articulate, interpret, understand and build a thought from what is heard. This new perception had significant impact on the habits of listening in the area of education and of musical training. How then act in the educational context of mainstream education and teaching music in a society immersed in sensory training for consumption? In this article we discuss and point out alternatives to retake the concentration and the conscious effort of perception, analysis, interpretation and understanding for a critical thinking.
ISSN
2447-7117
Periódico
Autor
Camargo, Cristina Moura Emboaba da Costa Julião
Data
24 de novembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/107707 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107707
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Cristina Moura Emboaba da Costa Julião Camargo
Fonte
Revista da Tulha; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 264-277 | Revista da Tulha; v. 1 n. 1 (2015); 264-277 | Revista da Tulha; Vol. 1 No. 1 (2015); 264-277 | 2447-7117
Assuntos
indústria da cultura | percepção | gosto musical | hábitos de audição | industry of culture | perception | musical taste | listening habits
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion