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The History of Music of Ribeirão Preto (SP) through archives of Musicians and Corporations||A História da Música De Ribeirão Preto (SP) Através de Arquivos de Músicos e Corporações
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Metadados
Descrição
Durante o processo da investigação para o mestrado “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social” (HADDAD, 2009), localizamos diversos arquivos pessoais de músicos, exmúsicos e corporações de Ribeirão Preto. Com os entraves de acesso superados, verificamos que muito da história da cidade está com a população, dentro das casas, nos álbuns de família, nas cartas e recortes de jornais, documentação pessoal, de imprensa, iconográfica, bem como manuscritos e impressos musicais entre outros documentos, muitos deles até então inexplorados. Este artigo apresenta o projeto de doutorado que tem como objetivo principal o levantamento de fontes históricas das atividades musicais, desde a fundação da cidade em 1856 até meados da década de 1980, através dos acervos pessoais dos acervos de: Aluísio da Cruz Prates (1931), Belmácio Pousa Godinho (1892-1980), Conegundes Rangel, Edmundo Russomanno (1893-1963), Francisco de Assis Barros, também conhecido como Cônego Barros (1894-1942), Franklin Guedes Carneiro Filho, Gaetano Baccega, Homero de Sá Barreto (1884-1924), Ignácio Stábile (1889- 1955), José Delfino Machado, José dos Reis Miranda Filho (1901-1956), José Luiz Baldo (1909-2010) e Manoel da Silva (1896-1963). Tais acervos e demais documentos relativos à história da música de Ribeirão Preto estão depositados em residências da cidade e nos arquivos locais (Arquivo do Museu do Café de Ribeirão Preto, Centro de Documentação “Memória Musical Brasileira” da FFCLRP/USP, Departamento de Música da UNAERP, Arquivo Histórico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Arquivo Público Histórico Municipal de Ribeirão Preto). Para esta pesquisa são considerados aspectos histórico-musicológicos em suas evidentes implicações culturais e sociais. O levantamento de todos esses dados abre caminho para a compreensão da movimentação musical como característica dos significados sociais que a música exercia, dando parâmetros para o estudo da história da música local. Por conseguinte, estabelecemos conceitos para a discussão teórica: o conjunto de características e circunstâncias sociais que distinguem a sociedade e a tradição musical da cidade de Ribeirão Preto.||During the research process for the master’s “Symphonic Orchestra of Ribeirão Preto: Representations and Social Meaning” (HADDAD, 2009), located several personal files of musicians, former musicians and Ribeirao Preto corporations. With overcome access barriers, we find that much of the city’s history is with the people, inside homes, in family albums, the letters and newspaper clippings, personal documents, press, iconographic, as well as manuscripts and musical printed between other documents, many of them hitherto unexplored. This article presents the PhD project that aims raising historical sources of musical activities, since the city’s founding in 1856 until the mid-1980s, through the personal collections of collections: Aluísio da Prates Cruz (1931) , Belmácio Pousa Godinho (1892-1980), Conegundes Rangel, Edmundo Russomanno (1893-1963), Francisco de Assis Barros, Cônego Barros (1894-1942), Franklin Guedes Carneiro Filho, Gaetano Baccega, Homero de Sá Barreto (1884-1924), Ignacio Stábile (1889-1955), José Delfino Machado, José dos Reis Miranda Filho (1901-1956), José Luiz Baldo (1909-2010) and Manoel da Silva (1896 to 1963). Such archives and other documents related to the history of Ribeirão Preto music are deposited in the city’s homes and in local files (File Museum of Ribeirão Preto Café, Documentation Centre “Brazilian Musical Memory” of FFCLRP / USP, Music Department UNAERP, Historical Archive of the Symphonic Orchestra of Ribeirão Preto Public and Municipal Historical Archive of Ribeirão Preto). For this survey are considered historical and musicological aspects of its obvious cultural and social implications. The survey of all this data opens the way to understanding the musical movement as a characteristic of social meanings that music exercised, giving parameters for the study of the history of local music. Therefore, we established concepts to theoretical discussion: the set of characteristics and social circumstances that distinguish the company and the musical tradition of the city of Ribeirão Preto.
ISSN
2447-7117
Periódico
Autor
Haddad, Gisele Laura
Data
22 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/108801 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108801
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Gisele Laura Haddad
Fonte
Revista da Tulha; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 461-473 | Revista da Tulha; v. 1 n. 2 (2015); 461-473 | Revista da Tulha; Vol. 1 No. 2 (2015); 461-473 | 2447-7117
Assuntos
arquivos | centro de documentação | Ribeirão Preto | archives | documentation centre | Ribeirão Preto
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion