-
O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes: paradoxos em análise||- Art teaching for basic education in the light of current ordinations:: paradoxes in analysis
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents part of the doctoral research that addresses the integration of the arts in the training of Art teachers of Basic Education in Brazil. The inconsistency between the hybridism that characterizes part of contemporary artistic production and the way in which the teaching of arts in higher education is carried out, as opposed to a poluvalence teaching role in early childhood education and elementary education, raises a deeper critical reflection. Since 1960 Basic Education has privileged a multipurpose artistic education, a context reaffirmed by the recent BNCC (National Common Curricular Base), while the Curricular Guidelines for Higher Education value a specific formation in each of the artistic languages. In this sense, this article proposes to analyze and understand the trajectory of the orders for artistic education with the intention of understanding their inconsistencies, what needs to be remodeled or maintained and how to adapt the curricular matrices of art courses to this ordering set.
||Este artigo traz parte da investigação de doutorado que aborda a integração das artes na formação de professores de Arte da Educação Básica no Brasil. A incongruência existente entre o hibridismo que caracteriza parte da produção artística contemporânea e a maneira como se processa o ensino das artes nos cursos superiores, em contraposição a uma atuação docente polivalente na educação infantil e no ensino fundamental, suscita uma reflexão crítica mais profunda. Desde 1960 a Educação Básica tem privilegiado um ensino artístico polivalente, contexto reafirmado pela recente BNCC (Base Nacional Comum Curricular), enquanto as Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior valorizam uma formação específica em cada uma das linguagens artísticas. Nesse sentido o presente artigo se propõe a analisar e compreender a trajetória dos ordenamentos destinados ao ensino artístico com o intento de compreender as suas incongruências, o que precisa ser remodelado ou mantido e como adequar as matrizes curriculares dos cursos de arte a esse conjunto ordenatório
ISSN
2447-7117
Periódico
Autor
Cunha, Daiane Solange Stoeber da | Lima, Sonia Regina Albano de
Data
26 de maio de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/168051 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.168051
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 DAIANE SOLANGE STOEBERL DA CUNHA, Sonia Regina Albano de Lima
Fonte
Revista da Tulha; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 78-109 | Revista da Tulha; v. 6 n. 1 (2020); 78-109 | Revista da Tulha; Vol. 6 No. 1 (2020); 78-109 | 2447-7117
Assuntos
Art Education | Basic Education | Higher Education | Integration of the Arts | Teacher Education | Ensino Artístico | Educação Básica | Ensino Superior | Integração das Artes | Formação Docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion