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Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipadora
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Metadados
Descrição
The school is a historically produced social institution, contemporary to the rise of class division. Contradictions run through class societies and affect the school. Thus, their development indicates advances resulting from claim struggles and counter-hegemonic societal projects. Knowing the school’s history is fundamental to understand and defend a public school qualitatively superior to the one left to us. This article seeks to generally and contextually identify and analyze the development of public education in educational historiography to expand the capitalist mode of production and its “civilizatory” wave. Concomitantly, the article demonstrates the contradictions, struggles, advances, and obstacles to constructing a public school that effectively contributes to human emancipation.||A escola é uma instituição social produzida historicamente, contemporânea ao surgimento da divisão de classes. As contradições atravessam as sociedades de classes e também atingem a escola e, desta forma, seu desenvolvimento aponta avanços resultantes de lutas reivindicatórias e de projetos societários contra-hegemônicos. Conhecer a história da escola é fundamental para a compreensão e defesa de uma escola pública qualitativamente superior à que nos foi legada. O artigo busca na historiografia educacional identificar e analisar, em linhas gerais, o desenvolvimento da educação pública de forma contextual à expansão do modo de produção capitalista e sua onda “civilizatória”. Concomitantemente, aponta para as contradições, lutas, avanços e obstáculos para a construção de uma escola pública que contribua efetivamente para a emancipação humana.
ISSN
2316-9036
Periódico
Autor
Lombardi, José Claudinei | Colares, Anselmo Alencar
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180014 | 10.11606/issn.2316-9036.i127p11-26
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista USP | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista USP; n. 127 (2020): Dossiê ensino público; 11-26 | 2316-9036 | 0103-9989
Assuntos
Public school | Bourgeois civilizatory project | Emancipatory education | Escola pública | Projeto civilizatório burguês | Educação emancipadora
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion