-
Rabbit out of the hat: advertising and entertainment in Sony Bravia marketing campaign||Coelhos na cartola: publicidade e entretenimento na campanha de Sony Bravia
- Voltar
Metadados
Descrição
In contemporary advertising, we observed a movement of campaigns for a direction which excludes the rationality. The product is dematerialized, characterized by sensations, sounds and ideas that, together, transmit the benefit in an intangible way. In many cases, the product only signs the ad, combined with a strong concept that centralizes its qualities. The imperative is absent, and persuasion occurs by a pre-built brand image, which focuses invisible values - but that are in the imagination of the target. The ludic takes the post, becoming the bridge that separates (or connect) advertising and entertainment. This is the case of advertising campaign for Sony Bravia TV, that for few years ago had their films awarded in festivals around the world. In this study, we analyzed the most recent of them, gold in Cannes in the year 2008. How does it happen the dematerialisation? For what the product is replaced? Which values this construction transmit? These are questions that seek to answer.||Na publicidade contemporânea, observamos um movimento de certas campanhas para uma direção que exclui a racionalidade. O produto surge desmaterializado, caracterizado por sensações, sons e idéias visuais que, em conjunto, transmitem seu benefício de uma forma intangível. Em muitos casos, ele apenas assina a peça, aliado à força de um conceito que centraliza suas qualidades. O imperativo é ausente, e a persuasão fica por conta de uma imagem de marca pré-construída, que concentra valores invisíveis – mas já cravados no imaginário do público a que se destina. O lúdico toma conta da mensagem, tornando-se a ponte que separa (ou une) publicidade e entretenimento. É o caso da campanha publicitária da TV SonyBravia, que há alguns anos tem seus filmes premiados em festivais pelo mundo. Neste trabalho, analisamos o mais recente deles, ouro em Cannes no ano de 2008. Como acontece a desmaterialização? Pelo que o produto é substituído? Que valores essa construção veicula? São perguntas que buscamos responder.
ISSN
1982-677X
Periódico
Autor
Furtado, Juliana de Assis
Data
7 de junho de 2010
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51198 | 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51198
Idioma
Fonte
Rumores; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2010) | RuMoRes; v. 4 n. 7 (2010) | RuMoRes; Vol. 4 No. 7 (2010) | Rumores; Vol. 4 Núm. 7 (2010) | Rumores; Vol. 4 No 7 (2010) | 1982-677X
Assuntos
Publicidade | entretenimento | consumo | espetáculo | marca. | Advertising | entertainment | consumption | spectacle | brand.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion