Descrição
As mídias ganham materialidade pela perspectiva de cruzamentos intermidiáticos que lhes garantem uma “impureza” desde suas origens. Neste artigo pretendemos discutir de que forma o cinema latino-americano se organizou através de circuitos midiáticos. Os cinemas nacionais na América Latina se estabeleceram em determinados contextos sociais, políticos e econômicos que ganharam sentido na ideia de cultura intermidiática. Para isso, nos inspiramos na presença da cabaretera num repertório do cinema musical latino-americano que, desde o início do processo de sonorização, aponta para a importância de pensarmos os circuitos midiáticos como forma de compreender as matrizes culturais que impactaram a nossa produção cinematográfica.||Media gain materiality from the perspective of an inter-mediatic crossing that guarantees them an “impurity” since their beginnings. In this article we intend to discuss how Latin American cinema has organized through media circuits. The national cinemas in Latin America have settled in social, political, and economic contexts that have gained meaning in the idea of intermedial culture. For this, we are inspired by the presence of the cabaretera in the Latin American musical cinema. From the arrival of sound in the cinema, this character points to the importance of thinking in the intermedia processes as cultural matrices that impact our cinematographic production.