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Media competence and fan culture: analysis of Twittertainment on Brazilian social TV||Competência midiática e cultura de fãs: análise do Twittertainment na social TV brasileira||Competência midiática e cultura de fãs: análise do Twittertainment na social TV brasileira||Competência midiática e cultura de fãs: análise do Twittertainment na social TV brasileira
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Metadados
Descrição
As fan fictions estimulam o entendimento crítico do fã, uma vez que as histórias propiciam a leitura crítica e criativa dos universos ficcionais, conforme discute Jenkins (2012). A partir deste contexto, o artigo reflete sobre o diálogo entre a competência midiática e o Twittertainment na social TV brasileira. Esta categoria de fan fiction, que é produzida pelos telespectadores interagentes ávidos de maneira síncrona à exibição da programação, imbrica dois desdobramentos da competência midiática, o Twitter literacy e o remix literacy. Para isso, são analisados os perfis criados no Twitter pelos fãs das telenovelas da Rede Globo, cujos conteúdos remixam distintos contextos e linguagens, propagam o universo ficcional e atualizam discussões sobre questões sociais e políticas.||Fan fictions encourage the critical understanding of the fan, since the stories provide critical and creative reading of fictional universes, as discussed by Jenkins (2012). From this context, the article reflects on the dialogue between media competence and Twittertainment on Brazilian social TV. This category of fan fiction, which is produced by eager interacting viewers synchronously to the screening of programming, imbues two consequences of media competence: Twitter literacy and remix literacy. To this regard, the analysis of profiles created on Twitter by fans of TV Globo broadcaster soap operas concludes that the published content remixes different contexts and languages, propagate the fictional universe and update discussions on social and political issues.||As fan fictions estimulam o entendimento crítico do fã, uma vez que as histórias propiciam a leitura crítica e criativa dos universos ficcionais, conforme discute Jenkins (2012). A partir deste contexto, o artigo reflete sobre o diálogo entre a competência midiática e o Twittertainment na social TV brasileira. Esta categoria de fan fiction, que é produzida pelos telespectadores interagentes ávidos de maneira síncrona à exibição da programação, imbrica dois desdobramentos da competência midiática, o Twitter literacy e o remix literacy. Para isso, são analisados os perfis criados no Twitter pelos fãs das telenovelas da Rede Globo, cujos conteúdos remixam distintos contextos e linguagens, propagam o universo ficcional e atualizam discussões sobre questões sociais e políticas.||As fan fictions estimulam o entendimento crítico do fã, uma vez que as histórias propiciam a leitura crítica e criativa dos universos ficcionais, conforme discute Jenkins (2012). A partir deste contexto, o artigo reflete sobre o diálogo entre a competência midiática e o Twittertainment na social TV brasileira. Esta categoria de fan fiction, que é produzida pelos telespectadores interagentes ávidos de maneira síncrona à exibição da programação, imbrica dois desdobramentos da competência midiática, o Twitter literacy e o remix literacy. Para isso, são analisados os perfis criados no Twitter pelos fãs das telenovelas da Rede Globo, cujos conteúdos remixam distintos contextos e linguagens, propagam o universo ficcional e atualizam discussões sobre questões sociais e políticas.
ISSN
1982-677X
Periódico
Autor
Sigiliano, Daiana | Borges, Gabriela
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/147789 | 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.147789
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Rumores
Fonte
Rumores; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 26 (2019); 254-273 | RuMoRes; v. 13 n. 26 (2019); 254-273 | RuMoRes; Vol. 13 No. 26 (2019); 254-273 | Rumores; Vol. 13 Núm. 26 (2019); 254-273 | Rumores; Vol. 13 No 26 (2019); 254-273 | 1982-677X
Assuntos
Media competence | fans | Twittertainment | Brazilian soap opera | social TV | Twittertainment | Competência midiática | fãs | Twittertainment | telenovela | social TV | Twittertainment | Twittertainment | Twittertainment
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Texto | Texto