Descrição
O objetivo do artigo é desenvolver reflexões que possam colaborar para a compreensão de algumas especificidades da sociedade brasileira, no que diz respeito à memória de um período marcado pela repressão estatal, e como se dá a atuação da mídia dentro desse processo. Em especial, pretende-se refletir, mediante uma abordagem histórica, sobre uma situação contemporânea, que é a utilização da memória da ditadura militar como estratégia de marketing pelo jornal Folha de S.Paulo. A base para o desenvolvimento do artigo sobre a questão da memória no período da ditadura é um diálogo com os textos de Huyssen e Sarlo. A respeito da sociedade brasileira, particularmente sobre as características da transição da ditadura militar para a “Nova República”, a principal referência é Florestan Fernandes e autores que dialogam com a sua concepção.||This paper aims to develop reflections that can collaborate for the understanding of some specificities of Brazilian society regarding the memory of a period ruled by state repression, and how the media works within this process. In particular, this article intends to reflect, supported by a historical approach, upon a contemporary situation, which is the use of the memory of the military dictatorship as a marketing strategy by the Folha de S.Paulo newspaper. The basis for the development of the article on the question of memory during the military dictatorship period is a dialogue with texts by Huyssen and Sarlo. Regarding Brazilian society, particularly about the characteristics of the transition from the military dictatorship to the “New Republic”, the main reference is Florestan Fernandes and authors that dialogue with his conception.