Descrição
Este artigo propõe explorar a relação entre o silenciamento da população queer na vida pública e a expressão do silêncio nas narrativas gráficas. Para tanto procurou-se entender, a partir de Eni Puccinelli Orlandi, como o silêncio opera sobre as narrativas em quadrinhos a ponto de engendrar uma supressão nas palavras, mas falar tão detalhadamente através de imagens, como atesta Thierry Groensteen. Buscou-se entender que violências simbólicas passam a repercutir na memória das pessoas queer, para desenvolverem esse tipo de comunicação, pensando nas vidas precárias de Judith Butler. Também, em consonância com o pensamento de David Lapoujade, procurou-se entender quais os papéis da mídia, da arte e da memória na criação de narrativas em que os gestos e não as palavras são os fios condutores da experiência que se interpõe entre a obra e o artista.||This article proposes to explore the relationship between the silencing of the queer population in public life and the expression of silence in graphic narratives. To this end, we sought to understand, starting with Eni Puccinelli Orlandi, how silence operates on comic narratives to the point of engendering a suppression in words, but speaking in such detail through images, as attested by Thierry Groensteen. We tried to understand that symbolic violence starts to reverberate in the queer people’s memory, to develop this type of communication, thinking about Judith Butler’s precarious lives. Also, in line with the thinking of David Lapoujade, to understand what are the roles of the media, art and memory in the creation of narratives in which gestures and not words are the guiding threads of the experience that interposes between the work and the artist.