-
A montagem cinematográfica como ato criativo||A montagem cinematográfica como ato criativo
- Voltar
Metadados
Descrição
O foco deste trabalho é refletir sobre a montagem cinematográfica como ato criativo, não a montagem pensada como simples agenciadora de planos, mas como criadora de sentidos. É na maneira como o cinema articula e aproxima as imagens e os sons que verificamos sua transformação em discurso. Criam-se novos sentidos, uma nova lógica onde os significados não são transparentes, nascida da associação de fragmentos. Justapõem-se duas realidades: a da vida propriamente dita e a do filme, a do discurso e, ainda dentro do filme, a justaposição de planos determinando novas leituras das Imagens. Partindo dos princípios da teoria da montagem cinematográfica de S. M. Eisenstein, faremos um rápido panorama de como o cinema, no decorrer de sua história, foi influenciado pelos conceitos desenvolvidos em sua teoria.||The main objective ofthis article isto reflect on film editing regarded as a creative act: rather a sense-eliciting instance in filmmaking than the mere act of piecing footage together. Jt is the manner in which filmmaking articulates and assembles images and sounds that makes films become discourse. New senses, a new logic is created, in which meanings are not transparent, since they are produced by the association of fragments. Two overlapping realities arise: on the one hand, the reality of life itself and, on the other, the ftlm reality, ie the reality of discourse and, to remain within the fihn reality, the juxtaposition o f images that determine new readings for these images. Starting from the principies ofS.M. Eisenstein's Film EditingTheory, this article presents a brief overview ofhow, along its history, cinema has been influenced by the concepts developed in Eisenstein 's theory.
ISSN
2316-7114
Autor
Mourão, Maria Dora Genis
Data
23 de junho de 2006
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65628 | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65628
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2006 Maria Dora Genis Mourão
Fonte
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 25 (2006); 229-250 | Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 25 (2006); 229-250 | 2316-7114 | 1516-4330
Assuntos
film editing | Multi-layer | Reality of reflectíon | Montagem | Cinema | Multicamadas | Real do reflexo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares