Descrição
A proposta deste estudo é analisar três momentos nos quais duas estéticas se hibridizam: no curta Como se morre no cinema (Luelane Correa, 2001), uma releitura da estética da fome em versão pósmodemista; no longa Ladrões de sabonete (Maurizio Nichetti, 1989), um contraponto entre a estética neo-realista e a publicitária; e em Dogville (Lars von Trier, 2004), considerado “cinema de fusão” na estética do Dogma. O referencial teórico incluirá os conceitos de hiper-realidade de Baudrillard, de rizoma de Deleuze-Guattari, de intertextualidade de Kristeva, de obra aberta de Eco e de dialogismo de Bakhtin.||This essay intends to analyze three moments in which two aesthetics become hybrid: in the short Como se morre no cinema (Luelane Correa, 2001), a rereading of the “hunger aesthetics” in postmodernist version; in the feature film Ladrões de sabonete (Maurizio Nichetti, 1989), a counterpoint between neo-realist aesthetics and publicity; and in Dogville (Lars von Trier, 2004), considered “fusion cinema” within the Dogma proposal. I intend to work with Baudrillard's concept of hyperreality, Deleuze-Guattari' s notions of rhyzome, Kristeva s approach of intertextuality, Eco s concept of open work, and Bahktin's notion of dialogism.