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Identity and alterity in cinema: significants spaces in contemporary sound poetics||Identidade e alteridade no cinema: espaços significantes na poética sonora contemporânea
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Metadados
Descrição
Discussions on sound design in cinema go beyond the issue of sound-image synchronization. An example is !lmmaker Lucrécia Martel’s use and elaboration of the soundtrack - mainly in works such as La ciénaga (The Swamp, 2001) and La mujer sin cabeza (The Headless Woman, 2008) -, which establishes a different kind of observation in relation to the space constructed by the soundtrack and evidences other possible readings of the movie. As much as Martel’s work with narrative spaces through sound is unique and bold, emphasizing the importance and the possibility of using this element in the composition of the staging space and in the relationship with the mise en scène, two examples in Brazilian contemporary cinema - Kleber Mendonça Filho’s O som ao redor (Neighboring Sounds, 2013) and Marcelo Lordello’s Eles voltam (They’ll Come Back, 2014) stand out for their use of the soundtrack. Based on the creation of soundscapes that surround the characters, the movies subtly build the concepts of alterity and identity, weaving an interesting interplay of differences and similarities between what is seen (identity) and what is heard (alterity).||Nem sempre o trabalho com o som nos !lmes passa apenas pela questão da localização in ou off em rela- ção à imagem. Por exemplo, o modo como Lucrecia Martel se apropria e elabora a trilha sonora – e a referência aqui é aos !lmes La ciénaga (O pântano, 2001) e La mujer sin cabeza (A mulher sem cabeça, 2008) – estabelece outro tipo de observação em relação ao espaço construído pelo som e coloca em evidência outras possibilidades de leitura do próprio !lme. Assim como Martel trabalha de forma singular e contundente seus espaços narrativos através do som, enfatizando a importância e a possibilidade de se usar este elemento no sentido da composição do espaço cênico e das relações com a mise en scène, dois exemplares da produ- ção brasileira contemporânea – O som ao redor (2013), de Kleber Mendonça Filho, e Eles voltam (2014), de Marcelo Lordello –, se destacam pelos trabalhos com a trilha sonora. A partir da criação dos ambientes sonoros que cercam as personagens, os !lmes constroem sutilmente os conceitos de alteridade e identidade, tecendo um jogo interessante de diferenças e semelhanças entre o que se vê (identidade) e o que se ouve (alteridade).
ISSN
2316-7114
Autor
Flôres, Virginia Osorio
Data
18 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103048 | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103048
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Virginia Osorio Flôres
Fonte
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 232-253 | Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 232-253 | 2316-7114 | 1516-4330
Assuntos
som no cinema | ambientação sonora | identidade | alteridade. | cinema sound | soundscape | identity | alterity
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares