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Paratextos, programas de ação?||Paratexts, programs of action?
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Metadados
Descrição
This paper aims at questioning the way external, albeit related, elements of a medium act upon its experience. Back in the 1980s, Gérard Genette produced a treatise regarding the forms through which titles and prefaces framed the textual experience of a book. American game studies theorist Mia Consalvo appropriated these paratexts in order to discuss collaborative content originated from the experience of video games. We inquire, thus, whether such external texts are merely marginal to the experience of a game – props, intermediaries – or if they are effectively capable of exerting agency upon the behavior of players, if they have the power to mediate relationships, suggest programs of action in a world where its very existence depends crucially on these, to make sense.||Este artigo tem como intuito contribuir para com a discussão acerca do modo através do qual os elementos relativos a uma mídia incidem sobre sua experiência. Na década de 1980, Gérard Genette escreveu um tratado acerca do modo como títulos e prefácios enquadravam a experiência textual. Estes paratextos foram apropriados por Mia Consalvo para discursar a respeito de conteúdo apropriado a partir dos jogos eletrônicos. Nossa questão, portanto, recai sobre a relação entre videogames e seus paratextos: consistem estes em meros adendos à experiência – adereços, intermediários – ou serão eles capazes de agenciar comportamentos, mediar relações, sugerir o rumo das ações tomadas em um mundo cuja própria existência depende destas, para fazer sentido?
ISSN
2316-7114
Autor
Falcao, Thiago
Data
18 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103655 | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103655
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Thiago Falcao
Fonte
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 373-392 | Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 373-392 | 2316-7114 | 1516-4330
Assuntos
Cibercultura | Comunicação | Game Studies
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares