Descrição
The brown bunny (Vincent Gallo, 2003) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2010) são dois filmes de estrada com muitos pontos em comum: o principal deles é o estado de espírito de seus protagonistas, Bud Clay e José Renato, que sofrem pelo término de seus relacionamentos afetivos. Diante disso, este trabalho discute o enquadramento dos road movies na seara dos gêneros cinematográficos, para, a seguir, debater como os filmes inscrevem na imagem e no som o estado emocional de seus personagens. A hipótese é de que os close-ups no rosto de Clay e os relatos orais de José Renato funcionam como catalisadores das emoções dos protagonistas nesses dois filmes.|| The brown bunny (Vincent Gallo, 2003) and Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2010) are road movies with many points in common: the main one is the mood of their central characters, Bud Clay and José Renato, both suffering due to the end of their affective relationships. Therefore, this paper discusses the framework of road movies the field of film genres. Also, a debate is developed about how movies materialize in image and sound the emotional state of their characters, especially the pain of an absence. The hypothesis adopted is that the close-ups on the face of Clay and oral reports of José Renato inscribe of the emotions of these protagonists.