-
Repertorios audiovisuales e imaginación mediática en el cine brasileño contemporaneo||Audiovisual repertoires and media imagination in contemporary cinema||Repertórios audiovisuais e imaginação midiática no cinema contemporâneo
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo, buscamos discutir um conjunto de filmes brasileiros contemporâneos – Batguano (2014) de Tavinho Teixeira, Nova Dubai (2014), de Gustavo Vinagre, e Estudo em vermelho (2013), de Chico Lacerda, – que fazem uso de fragmentos de filmes e vídeos, assim como de referências e citações a repertórios do cinema, da cultura midiática e das culturas digitais, a fim de constituir suas sensibilidades e universos diegéticos. Tais elementos se tornam disponíveis para os cineastas por meio de procedimentos de alusão e apropriação, bem como mediante a disseminação do audiovisual propiciada pela “reprodutibilidade digital” como uma prática pervasiva na cultura contemporânea.||This article seeks to discuss a set of contemporary Brazilian films – Batguano (Tavinho Teixeira, 2014), Nova Dubai (New Dubai, Gustavo Vinagre, 2014) and Estudo em vermelho (A study in red, Chico Lacerda, 2013) – that use film and video fragments in their composition, as well as references and citations to repertoires of cinema, media culture and digital cultures, to thus constitute their sensibilities and diegetic worlds. Such elements become available for filmmakers through procedures of allusion and appropriation, and through the dissemination of audiovisual elements provided by “digital reproducibility” as a pervasive practice in contemporary culture.||En este artículo, buscamos discutir un conjunto de películas brasileñas contemporáneas -- Batguano (Tavinho Teixeira, 2014), Nova Dubai (Gustavo Vinagre, 2014) y Estudo em vermelho (Chico Lacerda, 2013) -- que utilizan fragmentos de películas y vídeos (HALLAS, 2003; MARKS, 1997; HILDERBRAND, 2009; 2007; 2004), así como referencias y citas a repertorios de cine, cultura mediática y cultura digital, para constituir sus sensibilidades y sus unviersos diegéticos. Estos elementos se encuentran disponibles a los cineastas por medio de procedimientos de alusión y apropiación, así como a través de la difusión del audiovisual que proporciona la "reproducibilidad digital" (LINK, 2010; 2002) como práctica omnipresente en la cultura contemporánea.
Traducción realizada con el traductor www.DeepL.com/Translator
ISSN
2316-7114
Autor
Ramalho, Fabio Allan Mendes
Data
4 de maio de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160887 | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160887
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Fabio Allan Mendes Ramalho
Fonte
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 130-146 | Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 130-146 | 2316-7114 | 1516-4330
Assuntos
audiovisual repertoires | media imagination | sensibilities | digital reproducibility | Brazilian cinema | repertorios audiovisuales | imaginación mediática | sensibilidades | reproductibilidad digital | cine brasileño | repertórios audiovisuais | imaginação midiática | sensibilidades | reprodutibilidade digital | cinema brasileiro
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares