Descrição
A presença de temas históricos complexos na ficção seriada dos Estados Unidos da década de 1970 procurou imprimir ao meio televisivo um desejado padrão de qualidade, contribuindo também para sedimentar determinadas memórias históricas em narrativas sobre grupos étnicos que compõem a formação social do país. Roots (Raízes, 1977) e Holocaust (Holocausto, 1978), produções exemplares do período, destacaram-se por seu pioneirismo e por provocar o debate público de temas históricos traumáticos. Este artigo busca analisar aspectos da produção e as estratégias narrativas destes dois produtos audiovisuais, explicitando, em cada uma das obras, certos limites e possibilidades da representação histórica televisiva na complexa relação entre a História e os discursos de memória.||The presence of complex historical topics in fictional TV shows in the seventies’ United States ought to give a desired quality standard on television, also contributing to build certain social memories in narratives of ethnic groups that are part of the country’s social formation. Roots and Holocaust, two exemplary productions of the period, stood out for their pioneering spirit and for promoting a public debate on traumatic historical subjects. This article aims at analyzing production aspects and narrative strategies of these two audiovisual products, showing some limits and possibilities of historical television representation in the complex relationship between history and the discourses of memory in each of the shows.