Descrição
Intenta-se, na leitura de Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, investigar como o processo enunciativo do romance (BAKHTIN, 2009; 2010; 2011; BENVENISTE, 1989; 1985; CANDIDO, 2014), ao ser estruturado em termos de contraposições, torna-se o princípio formal responsável pelo deslocamento/apontamento de tensionamentos que dinamizam relações de poder (CHAUÍ, 2001; SOUZA, 2017, 2018) encenadas no/pelo romance (PAULINO; WALTY, 2005). Estilizando o romance, tal princípio formal manifesta-se no duelo entre a voz da boneca Barbie e a voz da narradora Alice de modo que essa estilização estrutura tanto a microenunciação, quanto a macroenunciação do romance.||It is attempted, in the reading of Quarenta dias, by Maria Valéria Rezende, to investigate how the enunciative process of the novel (BAKHTIN, 2009, 2010, 2011, BENVENISTE, 1989, 1985, CANDIDO, it becomes the formal principle responsible for the displacement / pointing of tensions that dynamize relations of power staged in the novel (PAULINO, WALTY, 2005). That formal principle manifests itself in the duel between the voice of the Barbie doll and the voice of the narrator Alice so that this stylization structures both the microenunciation and the macroenunciation of the novel.