-
Of love and old age: On the photographic and editorial project Advanced Love by Ari Cohen||De amor e velhice: Sobre o projeto fotográfico e editorial Advanced Love de Ari Cohen
- Voltar
Metadados
Descrição
This work aims to analyze the passions of affection among elderly couples in relation with specific forms of life that are opposed to images and imagery of the figurative and visual manifestation of old age. For this purpose, we take the project by Ari Seth Cohen entitled Advanced Love (2018), which portrays and interviews representative couples of different aesthetic tastes, reproducing in clothing, corporeality and in their speeches a sensitive sharing of life in common embodied in various materialities. The photographed set initially places the assumption of a debate that divides the subjects by the triad of excess, golden mean and deficiency. Historically, the middle way appears as the mark of balance, common sense and good taste (or good tone), as Aristotle already stated in The Nicomachean Ethics, referring to various segments of life. In the examined empirical, this unified view of "good taste" or "good sense" that should be shared by the elderly is broken. On the contrary, Cohen's project obliges us to rethink them in terms that supplant the social adaptations of love and the ways in which they come together and points to a modulated and coexistent encounter. The theoretical-analytical reasoning of the corpus approach is articulated with postulates of discursive semiotics in some of its unfolding: figurative and plastic analysis of the image, studies of interactional practices and forms of life in its various instances of integration - signs, strategies , practices and lived experiences.||Este trabajo tiene como objetivo analizar las pasiones de afecto entre parejas de ancianosconrespecto a formas específicas de vida que se oponen a lasimágenes e imágenes de lamanifestación figurativa y visual de lavejez. Por lo tanto, tomamos como un empírico que articula nuestrorazonamientoelproyecto de Ari Seth Cohen titulado Advanced Love (2018), que retrata y entrevista a parejas representativas de diferentes gustos estéticos, reproduciéndoseenlaropa, enlacorporalidad y en sus discursos un intercambio sensible de la vida encomún encarnado en diversas materialidades. El conjunto fotografiado coloca inicialmente lasuposición de un debate que divide a lossujetos por la tríada de exceso, medio término y defecto. Históricamente, el término medio aparece como la marca delequilibrio, el sentido común y elbuengusto (o elbuen tono), como Aristóteles yaafirmóen Ética a Nicómaco, refiriéndose a varios segmentos de la vida. Enel empírico examinado, esta visión unificada de un "buengusto" o "buen senso" que deberían compartir losancianos está rota. Por el contrario, elproyecto de Cohen nos obliga a repensarlosen términos que suplanten las adaptaciones sociales del amor y las formas en que se unen y apuntan a unencuentro modulado y coexistente. El razonamiento teórico-analítico del enfoque del corpus se articula con postulados de la semiótica discursiva en algunos de sus desarrollos: análisis figurativo y plástico de la imagen, estudios de prácticas de interacción y formas de vida en sus diversas instancias de integración - signos, estrategias, prácticas y experiencias vividas.||Este trabalho tem como objetivo analisar as paixões de afeto entre casais idosos em consonância com formas de vida específicas que se contrapõem a imagens e imaginário da manifestação figurativa e visual da velhice. Para tanto, tomamos como empírico que articula nosso raciocínio o projeto de Ari Seth Cohen intitulado Advanced Love (2018), que retrata e entrevista casais representativos de diversos gostos estéticos, reproduzindo na vestimenta, na corporalidade e nas suas falas uma partilha sensível da vida em comum encarnada em várias materialidades. O conjunto fotografado coloca de início o pressuposto de um debate que divide os sujeitos pela tríade do excesso, meio termo e falta. Historicamente, o meio termo aparece como a marca do equilíbrio, do bom senso e do bom gosto (ou bom tom), como já enunciava Aristóteles na Ética a Nicômaco, reportando-se a vários segmentos da vida. No empírico examinado, rompe-se com essa visão unificada de um "bom gosto" ou "bom senso" que deveria ser partilhado pelas pessoas idosas. O projeto de Cohen obriga, ao contrário, a repensá-los em termos que suplantam as adequações sociais do amor e dos modos de se darem a ver e aponta para um encontro modulado e de coexistência. O raciocínio teórico-analítico de abordagem do corpus articula-se com postulados da semiótica discursiva em alguns de seus desdobramentos: análise figurativa e plástica da imagem, estudos das práticas interacionais e das formas de vida em suas diversas instâncias de integração, de signos, estratégias, práticas e experiências vividas.
ISSN
2175-7402
Periódico
Autor
Caetano, Kati Eliana | Boroski, Marcia
Data
2 de outubro de 2020
Formato
Identificador
http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/81 | 10.46391/ALCEU.v20.ed41.2020.81
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ALCEU
Fonte
Revista ALCEU; Vol. 20 No. 41 (2020): 41 Issue; 70-89 | Revista ALCEU; Vol. 20 Núm. 41 (2020): Edición 41; 70-89 | ALCEU; v. 20 n. 41 (2020): Edição 41; 70-89 | 2175-7402 | 10.46391/ALCEU.v21.ed41.2020
Assuntos
Estética | Afeto | Corpo | Velhice | Aesthetics | Love | Body | Old age | Estética | Afeto | Cuerpo | Vejez
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion