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“My name is Natasha”: New narratives about transgenderity in Brazilian serial fiction after acquired rigths||”Meu nome é Natasha”: Novas narrativas sobre transgeneridade na ficção seriada brasileira a partir da conquista de direitos
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Metadados
Descrição
This paper is interested in analyzing the discursive strategies employed by Rede Globo in its serial television fiction to address transgenderity and rights after acquired rigths from the approval of laws favorable to this social group in decisions of the Supreme Federal Court. STF guaranteed, in 2018, to transgender people have their gender identity and name changed in the civil registry without needing surgery and, in 2019, criminalized LGBT phobia. Thus, scenes from four productions (Malhação, A Dona do Pedaço, Bom Sucesso and Segunda Chamada), which had trans characters since the implementation of the laws, were followed in observation journals. Finally, it is understood that, with all the characters, there was an approach linked to rights even without referring directly to the laws, contributing to new narratives about transgenderity on television.||Este artículo está interesado en analizar las estrategias discursivas empleadas por Rede Globo en su ficción de televisión en serie para abordar la transgénero y los derechos desde la aprobación de leyes favorables a este grupo social en decisiones del Tribunal Federal Supremo. STF garantizó, en 2018, las personas transgénero tienen su identidad de género y nombre cambiados en el registro civil sin necesidad de cirugía y, en 2019, criminalizaron la fobia LGBT. Así, las escenas de cuatro producciones (Malhação, A Dona do Pedaço, Bom Sucesso y Segunda Chamada), que tenían personajes trans desde la implementación de las leyes, fueron seguidas en diarios de observación. Finalmente, se entiende que, con todos los personajes, hubo un enfoque vinculado a los derechos, incluso sin referirse directamente a las leyes, lo que contribuyó a nuevas narrativas sobre la transgénero en la televisión.||Este artigo tem como interesse analisar as estratégias discursivas empregadas pela Rede Globo em sua ficção seriada televisiva para abordar transgeneridade e direitos a partir da aprovação de leis favoráveis a esse grupo social em decisões do Supremo Tribunal Federal. O STF garantiu, em 2018, às pessoas transgêneras ter sua identidade de gênero e seu nome alterados no registro civil sem precisar de cirurgia e, em 2019, criminalizou a LGBTfobia. Dessa forma, foram acompanhadas, em diários de observação, cenas de quatro produções (Malhação, A Dona do Pedaço, Bom Sucesso e Segunda Chamada) que tiveram personagens trans desde a implementação das leis. Por fim, compreende-se que, com todas as personagens, houve uma abordagem ligada a direitos mesmo sem se referir diretamente às leis, contribuindo para novas narrativas sobre transgeneridade na televisão.
ISSN
2175-7402
Periódico
Autor
Gouveia Moreira, Diego
Data
2 de outubro de 2020
Formato
Identificador
http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/84 | 10.46391/ALCEU.v20.ed41.2020.84
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ALCEU
Fonte
Revista ALCEU; Vol. 20 No. 41 (2020): 41 Issue; 112-128 | Revista ALCEU; Vol. 20 Núm. 41 (2020): Edición 41; 112-128 | ALCEU; v. 20 n. 41 (2020): Edição 41; 112-128 | 2175-7402 | 10.46391/ALCEU.v21.ed41.2020
Assuntos
Transgeneridade | Discurso | Telenovela | Transgender | Discourse | Soap Opera | Transgeneración | Discurso | Telenovela
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion