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Uma Terra somente: Distopia ambiental no cinema hollywoodiano (séc. XXI)
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Metadados
Descrição
The objective of this article is to discuss, from the Hollywood cinema, the dystopian visions about the future, taking as a base the imaginary about the end of the world from the perspective of environmental crisis originating in the second half of the 20th century. The environmental crisis demonstrates that the effects of human action, under the aegis of the capitalist system, will not only promote the depletion of natural resources, but also the radical transformation of the climate, especially global warming, making the planet uninhabitable for all species. Several films of the science fiction genre brought directly or indirectly in their plots the discussion of environmental degradation and its consequences for humanity. Our discussion will take place from three films: 2012 (2009), Elysium (2013) and Interstellar (2014), cinematographic works representative of the defended argument, that is, the relationship between science fiction, cinema and the environment.||El objetivo de este artículo es discutir, desde el cine de Hollywood, las visiones distópicas sobre el futuro, tomando como base el imaginario sobre el fin del mundo desde la perspectiva de la crisis ambiental que se originó en la segunda mitad del siglo XX. La crisis ambiental demuestra que los efectos de la acción humana, bajo la égida del sistema capitalista, no solo promoverán el agotamiento de los recursos naturales, sino también la transformación radical del clima, especialmente el calentamiento global, haciendo el planeta inhabitable para todas las especies. Varias películas del género de ciencia ficción trajeron directa o indirectamente en sus tramas la discusión sobre la degradación ambiental y sus consecuencias para la humanidad. Nuestra discusión se desarrollará a partir de tres películas: 2012 (2009), Elysium (2013) e Interstellar (2014), obras cinematográficas representativas del argumento defendido, es decir, la relación entre ciencia ficción, cine y medio ambiente.||O objetivo deste artigo é discutir, a partir do cinema hollywoodiano, as visões distópicas sobre o futuro, tomando como base o imaginário sobre o fim do mundo a partir da perspectiva de crise ambiental oriunda na segunda metade do século XX. A crise ambiental demonstra que os efeitos da ação humana, sob a égide do sistema capitalista, não apenas promoverão o esgotamento dos recursos naturais, como a transformação radical do clima, especialmente o aquecimento global, tornando o planeta inabitável para todas as espécies. Diversos filmes do gênero ficção científica trouxeram direta ou indiretamente em seus enredos a discussão da degradação ambiental e suas consequências para a humanidade. Nossa discussão se dará a partir de três filmes: 2012 (2009), Elysium (2013) e Interstellar (2014), obras cinematográficas representativas do argumento defendido, ou seja, a relação entre ficção científica, cinema e meio ambiente.
ISSN
2175-7402
Periódico
Autor
Castro Netto, David | Domenech Colacios, Roger
Data
24 de maio de 2021
Formato
Identificador
http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/200 | 10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.200
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 ALCEU | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista ALCEU; Vol. 21 No. 43 (2021): 43 Issue; 68-89 | Revista ALCEU; Vol. 21 Núm. 43 (2021): Edición 43; 68-89 | ALCEU; v. 21 n. 43 (2021): Edição 43; 68-89 | 2175-7402 | 10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021
Assuntos
Distopia; Cinema; Meio Ambiente; Ficção Científica, História | cinema; utopia; distopia; meio ambiente; crise ambiental
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion