-
Bumba-meu-boi no palco e na festa: teatro e cultura popular no Piauí||Bumba-meu-boi on stage and at the party: theater and popular culture in Piauí
- Voltar
Metadados
Descrição
A dissertação parte da ideia do poeta Torquato Neto (1968) de que a cultura popular pode ser incorporada em trabalhos artísticos de diferentes maneiras. A partir dessa questão, analisamos distintas práticas ligadas ao Bumba-meu-boi, tanto pela perspectiva de produções teatrais quanto de grupos de cultura popular. A pesquisa busca refletir sobre as diferentes formas de entender o popular por meio de dois eixos que se complementam: (1) compreender como personagens e narrativas populares são repetidamente trabalhadas ao longo da produção teatral do Piauí e perceber como tais incorporações da cultura popular pelo teatro se dão de formas bastante diversas. Para tal, analisamos dois espetáculos do estado: O Boi Nacioná (1975), de Gomes Campos e Berra Boi (2016), de Raízes do Nordeste; (2) compreender como os artistas que participam do Bumba-meu-boi em Parnaíba, Piauí (especialmente os vinculados ao grupo Novo Fazendinha) percebem as renovações estéticas promovidas pelos grupos e apresentadas no âmbito do São João da Parnaíba||The dissertation starts from the idea of the poet Torquato Neto (1968) that popular culture can be incorporated into artistic works in different ways. From this issue, we analyzed different practices related to Bumba-meu-boi, from the perspective of theatrical productions as popular culture groups. The research seeks to reflect on the different ways of understanding the popular through two axes that complement each other: (1) understand how characters and popular narratives are repeatedly worked over the theatrical production of Piauí and understand how such incorporation of popular culture in the theater are given quite different ways. For that, we analyze two spectacles of the state: O Boi Nacioná (1975), by Gomes Campos and Berra Boi (2016), by Raízes do Nordeste. 2) understand how the artists who participate in Bumba-meu-boi in Parnaíba, Piauí (especially those linked to the Novo Fazendinha group) perceive the aesthetic renewals promoted by the groups and presented in the context of São João da Parnaíba||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Colaboradores
Castro, Maurício Barros de | CPF:07347833701 | http://lattes.cnpq.br/308988315 | Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro | CPF:38506220700 | http://lattes.cnpq.br/3673850808739906 | Barbosa, André Luís Gardel | CPF:75179350700 | http://lattes.cnpq.br/3286430268838913 | Lima, Ricardo Gomes | CPF:30681944749 | http://lattes.cnpq.br/2096097551458276
Autor
Frota, Weslley Fontenele
Data
2021-01-05T17:01:37Z | 2018-10-03 | 2018-08-16
Formato
Identificador
FROTA, Weslley Fontenele. Bumba-meu-boi no palco e na festa: teatro e cultura popular no Piauí. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7566
Idioma
Provedor
Editor
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Arte e Cultura Contemporânea | BR | UERJ | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Cultura popular | Bumba-meu-boi | Teatro piauiense | Intercâmbios | Bumba-meu-boi na arte | Teatro - Piauí | Cultura popular - Piauí | Popular culture | Theater of Piauí | Exchanges | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tipo
Dissertação