-
Projeção Mapeada: Entre as experiências sensoriais e a arte
- Voltar
Metadados
Descrição
This present work is an analysis of the technological resource that generated the artistic expression known as ‘Video Mapping’, which consists in projected images over tridimensional surfaces, in small or big proportions. Generally, this manifestation happens in nightclubs, festive environments and in the electronic music scene. This work also consider the evolution of technological apparatuses and its relation with new experiences in the culture and art fields through the use of photography, cinema, video, video-installation, site-specific, video-art, hypermedia narrative and ‘transmedia’. Its purpose is to elucidate the trajectory of VJ artists, beginning with the investigation between art and sound, the first manifestations of hybridization, synchronization of this languages and the insertion of computers in the creation of art pieces. It also discloses the relation in the investigation that influenced the evolution and practice of VJ’s work, supporting the manifestation known as Video Mapping. This work presents practical methods that can contribute to the realization of a Video Mapping experience, as well as it point softwares that are used in this spectacles. The author of this document also discloses about projects of his own authorship, performed during the realization of Masters in Visual Arts accomplished in the Universidade Federal da Paraiba-PB.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Este trabalho apresenta uma análise sobre uma ferramenta tecnológica que gerou uma forma de expressão artística conhecida como Projeção Mapeada (Video Mapping), que consiste em fazer projeções de imagens que se adequem a superfícies tridimensionais, sejam elas em grande ou pequena escala. Geralmente esta manifestação ocorre em ambientes de casas noturnas, ambientes festivos e no cenário da música eletrônica. Além disso, discorre sobre a evolução de aparatos tecnológicos e suas relações com novas experiências no campo da cultura e da arte através do uso de fotografias, cinema, vídeo, vídeo-instalação, site-specifc, video-arte, narrativas Hipermídia e Transmídia. Busca esclarecer sobre o caminho de artistas VJS, tendo como princípio investigar as primeiras relações entre imagem e som, as primeiras manifestações de hibridação e sincronização destas linguagens e a inserção do computador na criação de obras artísticas. Também busca traçar o caminho das investigações que influenciaram a evolução e prática dos trabalhos dos VJS e serviram de suporte para as manifestações que conhecemos como Projeção Mapeada. Este trabalho, por fim, aborda métodos práticos que serviram de aporte para a realização de uma Projeção Mapeada, além de apontar softwares que são utilizados nestes espetáculos. O autor deste documento também faz uso de projetos de sua autoria realizados durante o tempo do Programa de Mestrado em Artes Visuais realizado na Universidade Federal da Paraíba-PB.
Colaboradores
Almeida, José Augusto Costa de | http://lattes.cnpq.br/2881202050160159
Autor
Rocha, Paulo Roberto
Data
2018-08-28T16:40:15Z | 2018-08-28 | 2018-08-28T16:40:15Z | 2017-03-16
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Artes Visuais | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Projeção Mapeada | Video Mapping | Vjing | Site Specific e Imersão | Projection Mapping | Video Mapping | Vjing | Site Specific and Immersion | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Tipo
Dissertação