-
Flávio Tavares e a alegoria de uma cidade: Reflexões sobre gênero n’O Reinado do Sol
- Voltar
Metadados
Descrição
This research presents an analysis of the Reinado do Sol panel, written by the Paraiban visual artist Flávio Tavares, produced in 2008, commissioned by the João Pessoa City Hall (PB) to be part of the permanent collection of Cabo Branco Station - Science , Culture and Arts. The work intends an allegory on the history of the conquest and foundation of Paraíba and is suitable for analysis both for its documentary character and for being a symbol in the (and the) city of contemporary João Pessoa, making possible the production of a local art historiography, socially critical, with support in complex and transdisciplinary perspectives. Considering the History of Art as History of the City and using feminism as a theoretical-epistemological and political project, the link between the history of the past and the current historical practices was discussed, thinking the characteristics and interpretations of the "feminine" in that panel. For that, three moments were identified in the artist’s plastic and poetic vocabulary: the baroque dichotomy, Latin American modernisms and regionalisms (with emphasis on the armorial movement) that permeate not only the central "history" of the panel, but also the formation of an entire generation of artists from northeastern Brazil. In this work, we point out the need to understand the way of the various institutions’ articulation that corroborate with the representative constructions of gender, reflecting on how the meanings of power and gender can occur in the work of art and how these construct each other the image memory of a city.||Nenhuma||Esta pesquisa apresenta uma análise do painel O Reinado do Sol, de autoria do artista visual paraibano Flávio Tavares, produzido no ano de 2008, por encomenda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB) para fazer parte do acervo permanente da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes. A obra pretende-se uma alegoria sobre a história da conquista e fundação da Paraíba e mostra-se apropriada para análise tanto por seu caráter documental, como por ser símbolo na (e da) cidade de João Pessoa contemporânea, possibilitando a produção de uma historiografia da arte local, socialmente crítica, com suporte em perspectivas complexas e transdisciplinares. Considerando a História da Arte como História da Cidade e utilizando-me do feminismo enquanto projeto teóricoepistemológico e político, fez-se a ligação entre a história do passado e as práticas históricas atuais, discutindo-se as características e interpretações do “feminino” no citado painel. Para tanto foram identificados três momentos no vocabulário plástico e poético do artista: a dicotomia barroca, os modernismos latino-americanos e os regionalismos (com ênfase ao movimento armorial) que permeiam não só a “história” central do painel, as também a formação de toda uma geração de artistas do nordeste do Brasil. Aponta-se, neste trabalho, a necessidade de compreender o modo de articulação das diversas instituições que corroboram com as construções representativas de gênero, refletindo sobre como podem ocorrer as significações de poder e gênero na obra de arte e como estas constroem mutuamente a memória imagética de uma cidade.
Colaboradores
Zaccara , Madalena de Fátima Pequeno | http://lattes.cnpq.br/1876676115790550
Autor
Stanick, Raquel Cardoso
Data
2018-08-28T18:05:59Z | 2018-08-28 | 2018-08-28T18:05:59Z | 2017-04-27
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Artes Visuais | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Gênero | Cidade | Poder | Artes Visuais | Feminismo | Gender | City | Power | Visual Arts | Feminism | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Tipo
Dissertação