-
Formação continuada em Música na rede pública municipal de educação de João Pessoa: percepção dos professores frente às demandas de atuação
- Voltar
Metadados
Descrição
This work investigated the continuing education in music and the perception of the teachers in front of the school contexts in the municipal public network of João Pessoa. In this sense, the central question of the research was How do the music teachers of the João Pessoa municipal public school system perceive the continuing education in relation to the demands of their classrooms? To answer the question, it was defined as a general objective, to investigate how music teachers perceive the continuous formation in relation to the demands of Elementary School classroom in the municipal public network of the city of João Pessoa. The specific objectives were: to characterize the profile of music teachers working in the Elementary School of this network, to identify the objectives of continuing education offered to music teachers and analyze how music teachers describe their students and their schools. The discussions carried out throughout the dissertation have, as theoretical basis, concepts of continuing education, teaching music in basic education and cultural diversity (FREIRE, 1996; NEIDSON, 2001; IMBERNÓN, 2010; CANEN; XAVIER, 2011; LUHNING, 2013; QUEIROZ, 2013), as well as the Brazilian educational legislation. A quantitative research approach was adopted through the survey method with application of questionnaires containing objective and open questions with 34 teachers of music, as well as documentary research on continuing education promoted by the Municipal Government of João Pessoa. The data collected were statistically at the software Statistical Package Social Science (SPSS). The results obtained provide a panorama on the teaching of music in this network of education, presenting the profile of music teachers, the social and cultural diversity of contexts and the teachers' perception of continuing education in the face of the demands of their classrooms. The music teachers of the João Pessoa network consider the school contexts challenging, and continuing education is an opportune space for the search for solutions in facing the many questions present in the classrooms and in the school environment as a whole. In addition, the data reaffirm the importance of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) as the main training institution of these professionals, since the great majority is composed of graduates from UFPB. The information obtained can subsidize arguments with public administrations, constitute data that will be discussed in disciplines of the degree courses in music, especially the one of the UFPB and contribute to the discussion on this subject in the Brazilian musical education.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Este trabalho investigou a formação continuada em música e a percepção dos professores diante dos contextos escolares na rede pública municipal de João Pessoa. Nesse sentido, a questão central da pesquisa foi Como os professores de música do Ensino Fundamental da rede pública municipal de João Pessoa, percebem a formação continuada em relação às demandas de suas salas de aula? Para responder a tal pergunta, foi definido, como objetivo geral, investigar como os professores de música percebem a formação continuada em relação às demandas de sala de aula do Ensino Fundamental na rede pública municipal da cidade de João Pessoa. Os objetivos específicos foram: caracterizar o perfil dos professores de música atuantes no Ensino Fundamental desta rede, identificar os objetivos da formação continuada oferecida aos professores de música e analisar como os professores de música descrevem seus estudantes e suas escolas. As discussões realizadas ao longo da dissertação têm, como base teórica, conceitos de formação continuada, ensino de música na educação básica e diversidade cultural (FREIRE, 1996; NEIDSON, 2001; IMBERNÓN, 2010; CANEN; XAVIER, 2011; LUHNING, 2013; QUEIROZ, 2013), bem como a legislação educacional brasileira. Foi adotada uma abordagem quantitativa de pesquisa por meio do método survey, com aplicação de questionários contendo perguntas objetivas e abertas junto a 34 professores de música, além de pesquisa documental acerca da formação continuada promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os dados coletados foram tratados estatisticamente no software Statistical Package Social Science (SPSS). Os resultados obtidos trazem um panorama sobre o ensino de música nesta rede de ensino, apresentando o perfil dos professores de música, a diversidade sociocultural dos contextos e a percepção dos professores sobre a formação continuada diante das demandas de suas salas de aula. Os professores de música da rede de João Pessoa consideram os contextos escolares desafiadores, e a formação continuada um espaço oportuno para a busca de soluções no enfrentamento de tantas questões presente nas salas de aula e no ambiente escolar como um todo. Além disso, os dados reafirmam a importância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como principal instituição formadora desses profissionais, já que a grande maioria é composta por egressos da UFPB. As informações obtidas podem subsidiar argumentos junto às gestões públicas, constituir dados que serão discutidos em disciplinas dos cursos de licenciatura em música, especialmente o da UFPB e contribuir para a discussão sobre esse tema na educação musical brasileira.
Colaboradores
Galdino, Cristiane | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
Autor
Souza, José Reinaldo Tavares de
Data
2019-02-19T20:24:24Z | 2019-02-19 | 2019-02-19T20:24:24Z | 2018-07-30
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Assuntos
Ensino de música na educação básica | Formação continuada em música | Perfil de professores de música | Diversidade cultural | Music education in elementary school | Continuing education in music | Profile of music teachers | Cultural diversity | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação