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Estratégias de estudo sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada: uma investigação da prática instrumental dos alunos das classes de cordas friccionadas da UFPB
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Metadados
Descrição
The optimization of the time devoted by students to the individual practice as an
instrumentalist depends on how they conduct this process. This is a fundamental skill for
making better use of available time when pursuing musical improvement. In this sense, the
development of self-regulation capacity in the musical learning process, promotes the student's
independence in relation to the necessary control and decision all over the study of the
instrument. The main objective of this research is to investigate the routine of practice by the
string instrument students at the UFPB undergraduate program in music. It is intended to verify
the use of study strategies, from a self-regulated learning perspective, which could improve the
effectiveness of the practice and the developing of the student´s own autonomy in this process.
As a result of a bibliographic and documentary research, we present a set of strategies and
study habits advocated by music authors and organized within a cyclic model of three steps of
self-regulation in learning: preparation, execution and self-reflection. The information obtained
at this stage was used as a start point for a questionnaire that conducted to a survey study with
38 students from the string department from the undergraduate program in music at UFPB. The
results indicated that a significant number of students apply strategies related to self-regulatory
processes, which favors the development of their autonomy and the effectiveness of this
process as well. The preparation and execution steps have presented more positive points than
the self-reflection one. It has been noticed that the progress on the self-reflection step is
hindered by the lack of better attention to some details presented in the previous steps. We have
also observed that some sources used as reference in this research are not known by many
students. In this sense, this research can offer tools so that will allow the students not only to
reflect on the way they practice, but also to apply habits and strategies which are effective for
learning. This study may be also useful for teachers in the string department of the
undergraduate program at UFPB and allow to them an overview of the recurring study habits
used by this group of students and how they behave in relation to their individual practice.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||A otimização do tempo dedicado à prática individual do estudante instrumentista depende
da maneira como ele conduz este processo. Desenvolver a autonomia no estudo é uma
habilidade fundamental para fazer melhor uso do tempo disponível em busca do
aperfeiçoamento musical. Neste sentido, o desenvolvimento da capacidade da autorregulação
no processo de aprendizagem musical favorece a independência do aluno em relação ao controle
e às tomadas de decisões necessárias durante o estudo do instrumento. O objetivo principal
deste trabalho foi investigar a prática instrumental individual dos alunos das classes de cordas
friccionadas da Graduação em Música da UFPB, para verificar a possível utilização de
estratégias de estudo, sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada, que favoreçam a
efetividade da prática e o desenvolvimento de sua própria autonomia neste processo. Como
resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental apresentamos um conjunto de estratégias
e hábitos de estudo preconizados por autores da área musical, organizados dentro de um modelo
cíclico de três fases da autorregulação da aprendizagem: fase de preparação, fase de execução
e fase de autorreflexão. As informações obtidas nesta etapa foram utilizadas como base para a
elaboração de um questionário que conduziu um estudo de levantamento, realizado com a
participação de 38 alunos das classes de cordas friccionadas da Graduação em Música da UFPB.
Os resultados indicaram que um número expressivo de alunos utiliza estratégias de estudo
relacionados a processos autorregulatórios, o que favorece o desenvolvimento da autonomia na
prática e a efetividade deste processo. As fases de preparação e execução apresentaram mais
pontos positivos que a fase de autorreflexão. Percebemos que a fase de autorreflexão é
dificultada pela baixa frequência na utilização de algumas estratégias das fases anteriores que
necessitam de algum tipo de registro, seja através da escrita, como cronogramas de estudo e
diário de atividades, ou de recursos audiovisuais. Além disso, observamos ainda que a literatura
e o trabalho produzido por alguns autores utilizados como referência nesta pesquisa não são do
conhecimento de boa parte dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa pode oferecer aos discentes
ferramentas e informações para que estes possam refletir sobre a maneira que praticam e, não
só passem a conhecer, mas também a aplicar hábitos e estratégias consideradas efetivas para o
aprendizado. Este estudo também poderá ser útil para que os docentes tenham um panorama
dos hábitos recorrentes de estudo utilizados pelos alunos de instrumentos de cordas que
integram a Graduação em Música da UFPB e de como os alunos se comportam em relação à
prática individual.
Colaboradores
Alvarenga, Hermes Cuzzuol | http://lattes.cnpq.br/0853107595289408
Autor
Sales, Mayra Carmeli Maia
Data
2021-03-10T22:12:01Z | 2020-02-20 | 2021-03-10T22:12:01Z | 2019-10-31
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Assuntos
Prática instrumental individual | Cordas friccionadas | Prática efetiva | Estratégias de estudo | Prática deliberada | Autorregulação da aprendizagem musical | Individual instrumental practice | Strings instruments | Effective practice | Study strategies | Deliberate practice | Self-regulation of learning | Self-regulation of musical learning | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação