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Contribuição para o ensino não presencial de fundamentos técnico-práticos do trompete: videoaulas
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Metadados
Descrição
This dissertation sought to develop a material for non-classroom teaching based on some
technical fundamentals for the practice of trumpet through video lessons. The foundations,
named as the "Three Pillars of the Trumpet", are divided into breathing, embouchure and
typing. These fundamentals consist of a set of four studies investigated from the perspective of
the students participating in this research, such as studies of long tones, flexibility, scales and
intervals. The studies were developed through exercises and concepts treated in two methods:
Arban's Complete Conservatory Method for Trumpet (1936), idealized by trumpet player and
French professor Joseph Jean Baptiste Laurent Arban (1825-1889); and Technical Studies
(1934), developed by American Herbert Lincoln Clarke (1867-1945). This research was carried
out taking as a methodological basis action research, since we use: teaching and learning
processes; evaluation of methodologies for trumpet learning; methodological procedures; semistructured
interviews; questionnaires; and observations. For the production of video lessons, as
the main part of this research, we use content analysis, with which we select the exercises of
each method for the composition of theoretical and practical examples. After the entire process
of pre-production, production and post-production, the video lessons were shared with the
students, where we were able to collect data from the perception of each one of them. It was
concluded, therefore, that the practice of the fundamentals addressed in this research, through
video lessons, by the participating students, resulted in positive consequences.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta dissertação buscou desenvolver um material para o ensino não presencial a partir de alguns
fundamentos técnicos para a prática do trompete por meio de videoaulas. Os fundamentos,
nomeados como os “três pilares do Trompete”, são divididos em respiração, embocadura e
digitação. Esses fundamentos consistem em um conjunto de quatro estudos investigados sob a
perspectiva dos alunos participantes desta pesquisa, como estudos de notas longas,
flexibilidade, escalas e intervalos. Os estudos foram desenvolvidos por meio de exercícios e
conceitos tratados em dois métodos: Arban’s Complete Conservatory Method for Trumpet
(1936), idealizado pelo trompetista e professor francês Joseph Jean Baptiste Laurent Arban
(1825-1889); e Technical Studies (1934), desenvolvido pelo americano Herbert Lincoln Clarke
(1867-1945). Esta pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a pesquisa-ação,
pois utilizamos: processos de ensino e aprendizagem; avaliação de metodologias para o
aprendizado do trompete; procedimentos metodológicos; entrevistas semiestruturadas;
questionários; e observações. Para a produção das videoaulas, como parte principal desta
pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, com a qual selecionamos os exercícios de cada
método para a composição dos exemplos teóricos e práticos. Após todo o processo de préprodução,
produção e pós-produção, foi realizado o compartilhamento das videoaulas com os
alunos, onde pudemos coletar dados a partir da percepção de cada um deles. Concluiu-se, assim,
que a prática dos fundamentos abordados nesta pesquisa, por meio de videoaulas, pelos alunos
participantes, resultaram em consequências positivas.
Colaboradores
Fonseca, Gláucio Xavier da | http://lattes.cnpq.br/8766923687501989
Autor
Lima, Wellington Dino de
Data
2021-03-22T15:36:39Z | 2020-03-05 | 2021-03-22T15:36:39Z | 2019-07-31
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Assuntos
Fundamentos básicos do trompete | Tecnologias digitais | EaD | Trumpet basics | Digital technologies | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação