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O silêncio na música: uma investigação formal e de performance em obras para violoncelo e piano dos períodos Clássico e Romântico
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Metadados
Descrição
Though a topic of relatively scarce studies, silence in music is a fascinating component of the
music composition as well as to the musical interpretation universe. The main topic of this
study is the silence as an element of musical expression, more deeply, regarding the theory and
practice of silence in this universe, through examining a selection of the Classic and Romantic
cello repertoire. It also presents a mapping of contemporary theories for concert music on
functions and qualities of silence in music, with emphasis on the contributions from authors
such as Braman (1956) and Margulis (2007b), as well as relevant music concepts coined by
Cone (1968) and Epstein (1995) The empirical part of the thesis presents the perception of
twenty-eight renowned performers on their understanding and approaches on the topic. It is
analysed whether the interviewees have singular approaches, noticing if the outcome is a source
of intuition and improvisation, or rather a reflection of mindful, careful, and permanent use.
This work studies the ways musicians reflect beyond the knowledge presented by theorists in
subjects such as: flexibility in the duration of a pause, specifically when the notation on the
score does not necessarily show it (comas, fermata, etc.); application of silent intersections by
performers, even when not instructed by composers in music notation; the function of silence
prior or subsequently to the musical performance; gesture and its relation to silence; a specific
way of feeling the pulse; acoustics conditions that may influence the performance, and the
perception of silence in music; as well as extra musical elements that may affect the impact of
silence during the performance. The theoretical hypotheses and interpretative approaches on
silence in music compositions are organized accordingly to four moments: pre-performance,
post-performance, silence between movements, and the various forms of interpreting silence is
inserted within the musical discourse, and how these four aspects of silence influence the
construction of musical interpretation.||Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF)||O silêncio na música, apesar de relativamente pouco estudado, é um fascinante componente do
universo da composição e interpretação musical. O presente estudo tem por tema geral o
silêncio como elemento de expressão na música e versa, em sua essência, sobre a teoria e a
prática do silêncio nesse universo, por meio do exame de repertório selecionado dos períodos
Clássico e Romântico na literatura do violoncelo. Dessa forma, faz-se um mapeamento do
estado da arte de teorias contemporâneas da música de concerto sobre as funções e qualidades
do silêncio na música com ênfase às contribuições dos autores Braman (1956) e Margulis
(2007b), ao mesmo tempo em que são empregados conceitos relevantes de Cone (1968) e
Epstein (1995). Na parte empírica da tese, apresenta-se a percepção de vinte e oito renomados
intérpretes da atualidade a respeito de seu entendimento e suas abordagens sobre o tema.
Verifica-se se os entrevistados têm abordagens particulares, se são produto de intuição e
improvisação, ou de reflexão e aplicação consciente, atenta e permanente. Estuda-se a maneira
como os músicos vão além do conhecimento oferecido por teóricos em questões tais como:
flexibilidade na duração da pausa quando as notações de partitura não necessariamente a
indicam (vírgulas, fermata, etc.); aplicação de interseções silenciosas por intérpretes, ainda que
não expressas pelos compositores na notação musical; função do silêncio anterior ou posterior
à execução de uma obra; gestual e sua relação com o silêncio; forma de contagem de pulso
musical; aspectos acústicos que possam vir a influenciar na percepção interpretativa dos
silêncios musicais; e elementos extramusicais que venham a afetar o impacto do silêncio na
performance. Os pressupostos teóricos, e as abordagens interpretativas sobre o silêncio na
música, são organizados a partir da observação de quatro momentos da execução musical: os
silêncios de pré-performance e pós-performance; o silêncio entre os movimentos das obras
musicais; e as diversas formas de interpretação do silêncio inseridas dentro do discurso musical;
e como estes quatro aspectos do silêncio influenciam na construção da interpretação musical.
Colaboradores
Aquino, Felipe José Avellar de | http://lattes.cnpq.br/6836200714885118
Autor
Bielschowsky, Pedro Henrique Carvalho
Data
2021-04-28T17:38:23Z | 2019-12-05 | 2021-04-28T17:38:23Z | 2019-11-28
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Assuntos
Silêncio na música | Entrevistas com violoncelistas | Funções do silêncio | Qualidades do silêncio | Interpretação do silêncio | Silence in music | Interviews with cellists | Silence functions | Silence qualities | Silence interpretation | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Tese