-
Dramaturgia e liberdade
- Voltar
Metadados
Descrição
This research refers to the case study with high school students in class and their involvement in forming a theater group in a school Paraiba state system in the town of Fagundes. It is an interdisciplinary experiment that demonstrates the work contextualized between disciplines Art and Philosophy, in order to test the effectiveness and applicability of this practice in the classroom, in order to improve the quality of teaching and learning, and the ability to be adapted for other partnerships in education. To accomplish this purpose we did the part in the assembly Between Four Walls philosopher and playwright Jean-Paul Sartre, in a contextualized way, integrating philosophy and dramaturgy. In view of this, we started a research on the concept of freedom in the common sense and Sartre, watching as his philosophical theory is implemented in its dramaturgy, especially in the play chosen for the scenic assembly. The resulting analysis of this study showed that the philosophical reflections and dramatic creation will help and complement each other, revealing impacts on the quality of education and socio-cultural context of the school community, and to promote philosophical reflection, the artistic appreciation of students and grant the dramatic creation in school. However, the steps of this work were understood beyond the classroom, with a methodology that involves the dialogic exhibition, debates, textual productions, dramatic readings, field classes, rehearsals and performing presentations.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta pesquisa refere-se a estudo de caso realizado com uma turma de alunos do ensino médio e do seu envolvimento na formação de um grupo de teatro em uma escola da rede estadual paraibana no município de Fagundes. Trata-se de um experimento interdisciplinar que demonstra o trabalho contextualizado entre as disciplinas Arte e Filosofia, no intuito de testar a eficácia e aplicabilidade desta prática em sala de aula, visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, e a possibilidade de ser adaptada para outras parcerias na educação. Para realizar esse intento fizemos a montagem da peça Entre Quatro Paredes do filósofo e dramaturgo Jean-Paul Sartre, de modo contextualizado, integrando filosofia e dramaturgia. À vista disso, iniciamos uma investigação acerca do conceito de liberdade no senso comum e na filosofia sartreana, observando como sua teoria filosófica encontra-se transposta na sua dramaturgia, especialmente na peça escolhida para a montagem cênica. A análise resultante desse trabalho demonstrou que as reflexões filosóficas e a criação dramática auxiliam-se e completam-se mutuamente, revelando impactos na qualidade da educação e no contexto sociocultural da comunidade escolar, bem como o fomento a reflexão filosófica, a apreciação artística dos alunos e o subsídio a criação dramática na escola. No entanto, as etapas deste trabalho foram compreendidas além da sala de aula, com uma metodologia que passa pela exposição dialogada, debates, produções textuais, leituras dramáticas, aulas de campo, ensaios e apresentações cênicas.
Colaboradores
Cartaxo, Carlos José | http://lattes.cnpq.br/7488882321015313
Autor
Melo, Vadelma Silva
Data
2018-12-05T20:35:03Z | 2018-12-05 | 2018-12-05T20:35:03Z | 2016-07-22
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Artes Cênicas | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Teatro | Filosofia | Educação | Ensino contextualizado | Theatre | Philosophy | Education | Contextualized education | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tipo
Dissertação