-
Montagem de espetáculos como forma de aprendizagem das artes cênicas : uma experiência com Lendas do Mar e Meidifêra
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work consists of two case studies carried out with teenagers between 12 and 15 years of age enrolled in several schools in the city of João Pessoa - PB, who study theater at the Municipal School of Arts / Casa das Artes, as part of after-school activities. The goal with the research was to reflect the process and practice of the theatrical staging, emphasizing the space and extent of the scene in the school and how to work with the students the theatrical elements through teaching, learning and its pedagogical aspects. Thinking of our contribution as a teacher and actress in the search to make a connection between the procedures used and in what way they can be used by the students during a setting procedure. The stimuli were developed through theatrical games, corporal expression, vocal and appreciation of spectacles, in a way that the students would fulfill tasks in order to understand the construction of a theatrical scene, understanding their participation both individually and collectively. The investigation reflects how classroom activities aid the preparation of the staging and the construction of theatrical experiments Lendas do Mar and Meidifera. The contrast of two experiments confirms the opportunity of the students to exercise their ideas, suggestions and creativity as active subjects on this process.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Este trabalho consiste em dois estudos de caso realizados com adolescentes entre 12 e 15 anos, matriculados em várias escolas da cidade de João Pessoa-PB e que estudam teatro, no contraturno, na Escola Municipal de Artes/Casa das Artes. Nosso objetivo com a pesquisa, foi refletir sobre o processo e a prática da encenação, pontuando o espaço da cena na escola, e observando de que forma podemos trabalhar com os alunos os elementos teatrais, por meio do ensino aprendizagem e seus aspectos pedagógicos. Pensamos na nossa contribuição enquanto professora/atriz, na busca de fazer uma conexão entre os procedimentos utilizados por uma atriz e pelos alunos, durante um processo de montagem. Os estímulos desenvolvidos foram por meio de jogos teatrais, expressão corporal, vocal e apreciação de espetáculos, onde os estudantes realizaram exercícios para o entendimento da construção de uma cena teatral, compreendendo sua participação de forma individual e coletiva. A investigação reflete como as atividades de sala de aula servem para a preparação de uma encenação, e da construção dos experimentos teatrais Lendas do Mar e Meidifêra. A relação de dois experimentos confirma a oportunidade dos alunos em exercitarem suas ideias, sugestões e criatividade como sujeitos atuantes desse processo.
Colaboradores
Coelho, Paula Alves Barbosa | http://lattes.cnpq.br/0048490191207720
Autor
Trigueiro, Ingrid Pereira
Data
2019-02-01T16:22:57Z | 2018-09-06 | 2019-02-01T16:22:57Z | 2018-06-21
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Artes Cênicas | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Assuntos
Encenação | Pedagogia do teatro | Experimento teatral | Staging | Theater pedagogy | Theatrical experiment | Artes cênicas | Casa das artes - experimentos teatrais - João Pessoa | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tipo
Dissertação