Descrição
Orientador: Eusebio Lobo da Silva||Acompanha uma fita de video||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes||Resumo: A presente dissertação apresenta um processo de trabalho que conjuga o treinamento e a preparação do intérprete com a construção da personagem e a montagem do espetáculo. Seu ponto de partida é a premissa de as ações físicas e sonoras, utilizadas no teatro e, as frases de movimento, utilizadas na dança são, em sua essência, nomes distintos para a mesma atividade do corpo humano. A partir dessa perspectiva, ela se propõe a unificação do trabalho do ator e do dançarino em um único ator-dançarino e defende a hipótese de que o domínio das frases de movimento e das ações físicas, conjugados à abordagem da Representação Não-interpretativa, podem resultar num processo de construção da personagem que contribui para a eliminação de barreiras entre a dança e o teatro. Partindo de uma argumentação teórica que discute a função do intéprete, do Texto Espetacular, do Personagem e sua Interpretação, ela apresenta um breve olhar sobre a experiência do autor como ator, diretor e pesquisador cênico, descreve o processo proposto, seus conceitos e elementos e, ao final, propõe alguns procedimentos sobre como aplicar a proposta junto a um grupo de atores-dançarinos visando uma construção espetacular||Abstract: Not informed.||Mestrado