-
Corpos em criação, cafe e queijo
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Ivan Santo Barbosa||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O objetivo desse projeto foi dissertar, analisar, discutir e refletir um processo de trabalho de recriação de ações físicas e vocais por meio através da observação do cotidiano que denominamos, internamente no LUME, de mimese corpórea e também os procedimentos de montagem do espetáculo Café com Queijo que utiliza esse processo como base de sua criação. Mas como pensar a mimese corpórea e uma montagemde espetáculo gerado nesse processo sem falar antes sobre o LUME e sua conduta de trabalho? Como analisar Café com Queijo - um trabalho baseado na "presença"e organicidade do corpo do atuante - sem antes discutir sobre o trabalho de ator? E como discutir sobre um suposto possível corpo-em-arte-de-ator - que gera, em si mesmo, pensamentos independentes, pois é um pensamento de cunho poético - buscando recriar um discurso conceitual com esse pensamento e não sobre esse pensamento? E, dentro desses axiomas, como discutir codificação e retomada de ações, treinamento, pré-expressividade, energia, organicidade e presença no trabalho de ator? Essas foram as perguntasnorteadoras desse trabalho. E elas somente foram discutidas sobre um recorte muito preciso: dentro de uma dimensão coletiva - LUME e, ainda mais pontualmente, dentro de uma dimensão singular cotidana primeira - um eu-ator inserido dentro desse grupo. E foi na tentativa de abrir espaços e Jissuras para essas questões, dentro desses vários níveis dimensionais, que busquei um possível corpo-em-arte-de-ator enquanto expansão e bordq.de seu próprio corpo com comportamento cotidiano, ou seja, um corpo em estado cênico gerado por entre linhas de fuga e como potência intensiva dele mesmo, nele mesmo e para ele mesmo. E sobre essa borda procurei destrinçar seus elementos constituintes: a busca de sua construção através de treinamentos pré-expressivos,as recriaçõesde matrizes e ações físicas e vocais codificadas, as inter-relações instáveis dessas recriações em relação ao outro ator e ao público e uma breve discussão sobre elementos mais pontuais como "presença" e "organicidade".Assim, finalmente, depois de debater essas questões é que passei a descrever o processo de montagem do espetáculo Café com Queijo, buscando mostrar e refletiras dificuldades, obstáculos e questões práticas de sua criação. Esse texto buscou realizar uma reflexão tendo como premissa um trabalho específico, dentro de um contexto também específico e, apesar de norteado por tantas perguntas e questões, não procurou em nenhum momento responder de maneira pontual e única nenhuma delas mas, talvez, tenha acabado, ao final, abrindo espaços para mais e mais perguntas sobre esse universo múltiplo, belo e extremamente complexo que é o trabalho de ator||Abstract: Not informed.||Doutorado||Doutor em Multimeios
Autor
Ferracini, Renato, 1970-
Data
2004 | 2004-09-08T00:00:00Z | 2018-08-04T00:57:23Z | 2018-08-04T00:57:23Z
Formato
Identificador
FERRACINI, Renato. Corpos em criação, cafe e queijo. 2004. 345 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284233
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Assuntos
Teatro - Técnica | Representação teatral | Atores - Estudo e ensino | Representação teatral - Estudo e ensino
Tipo
TESE