Descrição
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho parte da compreensão inicial de que o estudo da caixa é um fundamento da bateria. Dessa forma, propõe o estudo do ritmo e da interpretação do samba a partir de estudos e peças de caixa. O trabalho composicional é orientado por conceitos já desenvolvidos pela musicologia sobre a performance do samba em diálogo com os dados levantados pelo autor através das entrevistas aos sambistas cariocas, das transcrições e das experiências musicais vivenciadas pelo próprio pesquisador durante o processo de pesquisa. Ao final do trabalho os estudos e as peças relacionadas têm como principal objetivo explorar a forma de desenvolvimento fraseológico, de "manulação" dos toques e de exploração dos timbres da caixa a partir dos aspectos idiomáticos dos instrumentos de percussão característicos do samba||Abstract: This work starts from the initial understanding that the study of the snare drum is the foundation of the drum study. Thus, we propose the study of the rhythm and interpretation of samba by studies and pieces of snare drum. The compositional work is guided by concepts already developed by musicology on the performance of samba in dialogue with the data gathered by the author through interviews with carioca samba players, the transcriptions and the musical pratice experienced by the researcher during the research process. At the end of the work, studies and related pieces has as the main goals to explore the development of the phrasing, the sticking and the exploration of tones on the snare drum based on the idiomatic aspects of the samba characteristic instruments of percussion||Mestrado||Praticas Interpretativas||Mestre em Música