-
Livros didáticos de ensino de arte = avaliação e análise crítica = Textbooks art of teaching: evaluation and review||Textbooks art of teaching : evaluation and review
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Lucia Helena Reily||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O presente estudo partiu da seguinte pergunta: Os livros didáticos e seus conteúdos e propostas práticas são capazes de ampliar o repertório visual, e promover uma educação estética de forma efetiva? Para respondê-la, a pesquisa buscouinvestigar como os livros didáticos se posicionam frente ao processo de criação na escola, e como estimulam os alunos no Ensino Fundamental I. Foram selecionadas sete coleções de livros didáticos; por não haver distribuição de livros de ensino de Arte pelo Programa Nacional do Livro Didático na época em que o estudo foi iniciado, os critérios para escolher as editoras apoiaram-se na seleção de livros didáticos da área de História aprovados no triênio de 2011-2013. Os aspectos analisados nos livros foram:a concepção de arte revelada na página de abertura deles; a análise do conteúdo dos conjuntos de livros didáticos de ensino de arte; o projeto gráfico; a formação dos autores. Os conteúdos foram discutidos tendo como base os três campos mencionados nos PCNs de Arte: 1) criação/ produção; 2) percepção/ análise; e 3) conhecimento e contextualização conceitual-histórico-cultural da produção artístico-estética da humanidade. Como contribuição, o estudo pretende refletir sobre o papel do livro didático de arte com suas propostas de atividades de arte enquanto referência para o trabalho de professores na escola, considerando as concepções de ensino de arte pautadas nos referenciais nacionais do ensino de arte||Abstract: This research project emerged from the following question: are art textbooks, with their curricular content and practical activities, able to effectively broaden students' visual repertoire and promote aesthetic education? To answer the question, the study aimed to investigate the position of art textbooks in relation to creativity in schools, and how they stimulate elementary level children. Seven collections were selected. Since Art Education textbooks were not distributed by the Programa Nacional do Livro Didático when this study was undertaken in 2014, the criteria used to choose the publishing houses was based on the History textbooks approved in the 2011-2013 triennial. The aspects that were analyzed were the conception of art revealed in the opening page; the content of the art textbooks; the graphic project; the authors' backgrounds and academic level. The content was discussed based on the three axes of the Art PCNs: 1) creation/ production; 2) perception/ analysis; and 3) knowledge and historical and cultural conceptual contextualization of artistic and aesthetic production. The contribution of this study is to enable a reflection on the role of the art workbook, with its proposals of activities, as a reference to be consulted by teachers in school considering conceptions of art teaching based on the national referentials for art teaching||Mestrado||Artes Visuais||Mestra em Artes Visuais
Autor
Valarini, Denise, 1979-
Data
2016 | 2018-08-30T10:23:29Z | 2018-08-30T10:23:29Z
Identificador
VALARINI, Denise. Livros didáticos de ensino de arte: avaliação e análise crítica = Textbooks art of teaching: evaluation and review. 2016. 1 recurso online ( 99 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304762
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Arte - Estudo e ensino | Artes | Livros didáticos | Ensino fundamental | Aprendizagem | Ensino | Art - Study and teaching | Arts | Textbooks | Elementary education | Learning
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL