Descrição
Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a música tradicional da infância brasileira, sua riqueza, diversidade e possibilidades de inserção nas práticas de educação musical. Está pautado em pesquisas de campo realizadas entre 1998 e 2015 em cento e cinquenta e dois municípios brasileiros; no aprendizado feito através da atuação direta com a pesquisadora e etnomusicóloga Lydia Hortélio desde 1998; bem como em estudos bibliográficos de obras de pesquisadores brasileiros e portugueses do início do século XX à segunda década do século XXI, que incluíram a música tradicional da infância em seus estudos. Os resultados dessa pesquisa correspondem à confirmação da qualidade e riqueza da nossa música tradicional da infância e das boas práticas possíveis a partir dela, práticas essas que podem contribuir para uma educação condizente com nossa música e realidade||Abstract: This study aimed to analyze the traditional music of the Brazilian childhood , their richness, diversity and inclusion possibilities in music education practices. It is guided on field survey between 1998 and 2015 in one hundred fifty-two cities; learning by direct action with the researcher and ethnomusicologist Lydia Hortélio since 1998; as well as bibliographic studies of Brazilian and Portuguese researchers from the early twentieth century to the second decade of this century , which included the traditional childhood music in their studies. The results of this survey confirm the quality and richness of our traditional childhood music and good practices possible from it that can contribute to a consistent education with our music and reality||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música