Descrição
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa aborda um exercício de recepção a partir do método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI), sendo que a criação artística esteve centralizada na comunicação com os espectadores os quais também foram a fonte coabitada. Essa experiência propiciou a ampliação da área de investigação, uma vez que o referido exercício desencadeou um desenvolvimento muito peculiar para o processo criativo que o sucedeu. Isso porque, após a realização da experiência de criar e dançar para a fonte coabitada, o desenvolvimento da pesquisa continuou ocorrendo no corpo da autora, tornando-se importante parte deste estudo. Foi constatado nesta pesquisa que a questão da recepção não excluiu a discussão e o desenvolvimento sobre o processo criativo, uma vez que se tornaram complementares. A tese traz descrições acerca do terecô, manifestação proveniente do campo coabitado no processo de criação, realizado junto às mulheres quebradeiras de coco babaçu; do processo de criação e recepção dessas mulheres frente à obra apresentada; e do desenvolvimento do processo após a experiência, culminando na incorporação da personagem Rosinha/Margarida||Abstract: This research approaches a reception exercise from the Dancer-Researcher-Interpreter Method (BPI), whereas the artistic creation was centralized on the communication with the audience which was also the cohabited source. This experience provided the enlargement of the investigation's area, since the referred exercise has begun a very peculiar development to the ulterior creative process. Simply because, after the fulfillment of the creating and dancing to the cohabited source experience, the research was still happening at the author's body, becoming important to this study. It was found that the reception's issue did not exclude the creative process discussion and development, for both of them have become complementary. The thesis brings descriptions concerning the terecô, a manifestation from the research field cohabited during the creative process, conducted among babaçu coconut-breaking women; the creative process and the women's reception of the presented artistic work; and the development of the ulterior process that culminated with the incorporation of the character Rosinha/Margarida||Doutorado||Teatro, Dança e Performance||Doutora em Artes da Cena||2012/15352-7||FAPESP