Descrição
Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O objetivo deste trabalho é relacionar as decisões criativas tomadas pelos desenvolvedores de videogames à reação expressa pelo seu público consumidor. Com isto, pretende-se provar a tese de que os videogames são meios capazes de tornar mais estreita a relação entre o público geral e a arte. Para tal, serão contextualizados alguns dos conceitos relativos à própria arte, aos games e à complexidade. Finalmente, serão analisados processos de desenvolvimento de videogames, segundo a narrativa de profissionais da área, o que se dará a partir de uma generalização proposta pela descrição de uma metodologia específica e do estudo de três produtos distintos presentes no mercado||Abstract: The purpose of this work is to relate the projectual decisions made by videogame developers to the reaction expressed by its consumers. With this, it's intended to prove the thesis that videogames are mediuns able to bring the relationship between general public and art closer. This will be done by contextualizing some of the concepts of art itself, games and complexity. Finally, videogame development processes will be analyzed, according th the narrative of professionals, which will take place from a ganeralization proposed by the description of a specific methodology and a study of three different products that can be found on the market||Doutorado||Artes Visuais||Doutora em Artes Visuais||CAPES