-
A vida animada : (re)construções do mundo histórico através do documentário animado||The animated life : (re)constructions of the historical world through animated documentary
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Marcius Cesar Soares Freire||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Através de uma análise crítica e reflexiva da produção contemporânea de documentários animados no Brasil e no mundo, este trabalho apresenta um entendimento sobre as potencialidades do uso de animação em narrativas não ficcionais e as contribuições do documentário animado para os debates do campo do cinema documentário. Para tanto, o ponto de partida da pesquisa foi a observação de que o hibridismo entre animação e documentário promove uma tensão proveniente da contrariedade entre esses dois formatos cinematográficos, uma vez que eles são duas formas narrativas tradicionalmente entendidas como opostas. Ao mesmo tempo que essa tensão torna o documentário animado um objeto estranho, especialmente ao campo do documentário, ela confere a esse tipo de produção uma potência narrativa relacionada a como ele desafia os conceitos mais ortodoxos de filme documentário. Além disso, o documentário animado apresenta maneiras pouco convencionais de se documentar aspectos do mundo, ampliando os recursos narrativos do cinema documentário. Este trabalho buscou também investigar o documentário animado a partir da abordagem semiopragmática do filme, proposta pelo teórico Roger Odin, analisando as particularidades de uma leitura fílmica documentarizante colocada em ação por um filme de animação. Dessa forma, nosso trabalho apresenta como o documentário animado pode documentar de uma maneira diferente ao fazer uso de imagens animadas e de estratégias narrativas que são próprias do cinema de animação e que não são comuns a filmes documentários||Abstract: This work presents an understanding about the potentialities of using animation in nonfiction narratives and the animated documentary¿ contributions for the discussions in documentary cinema by performing a critical and reflexive analysis of the contemporary animated documentary¿s production in Brazil and worldwide. The starting point of our analysis is the observation that the hybridization between animation and documentary promotes a tension arising from the contrariety between these two cinematographic formats since they are two narrative forms traditionally understood as opposites. While this tension makes animated documentary a foreign object especially in the field of documentary, it gives this kind of production a narrative power related to how it challenges the more orthodox concepts of documentary film. In addition, the animated documentary features unconventional ways of documenting aspects of the world, expanding the documentary filmmaking¿s narrative tools. We also seek to investigate the animated documentary from the Semio-pragmatic approach of the film, proposed by theorist Roger Odin, analyzing what kind of documentarizing reading is put into action by an animated film. In conclusion, our work presents how the animated documentary can document in a different way by using animated images and typical narrative strategies from animation, which are not common in documentary films||Doutorado||Multimeios||Doutora em Multimeios||2012/08066-8||FAPESP
Autor
Serra, Jennifer Jane, 1981-
Data
2017 | 2017-02-20T00:00:00Z | 2018-09-01T10:06:49Z | 2018-09-01T10:06:49Z
Identificador
SERRA, Jennifer Jane. A vida animada: (re)construções do mundo histórico através do documentário animado. 2017. 1 recurso online (301 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331403
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Animação (Cinematografia) | Documentário (Cinema) | Documentário animado | Animated documentary | Animation (Cinematography) | Documentary films
Tipo
TESE DIGITAL