-
Poéticas de atuação : experiências cênicas em Viewpoints||Poetics of performance : scenic experiences in Viewpoints
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Marisa Martins Lambert||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Essa pesquisa de mestrado analisa as reverberações de princípios e procedimentos provenientes do Método Viewpoints conforme experienciados em práticas de atuação específicas, propostas para o objetivo dessa investigação. Aborda questões emergentes dessas vivências, que envolveram preparação de atores, criação cênica e observação de atividades de outros artistas e grupos que trabalham com a mesma metodolo-gia. Traça reflexões valendo-se dos registros coletados tanto dos participantes envolvidos nas práticas artísticas quanto das anotações de percurso da pesquisadora, valendo-se de uma ótica pedagógica, em intersecção com o material das entrevistas, estudos teóricos e observações realizadas. Apresenta-se também nesse trabalho uma leitura do Viewpoints, caracterizado aqui por ser ao mesmo tempo uma filosofia de preparação de atores que pesquisa elementos técnicos próprios, e um conjunto de recursos de composição ¿ um método que se materializa pela proposição de jogos de improviso e estratégias de criação cênica embasados prioritariamente em noções de tempo e espaço, sendo praticado por grupos em seus treinamentos e montagens. Almeja-se averiguar as potencialidades des-sa prática, tanto no corpo individual quanto no corpo coletivo de atores, ressaltando-se como ela pode alargar as capacidades do atuador, refinando suas ferramentas de criação e organização de material expressivo. Ainda permearão essa dissertação, o aprofunda-mento investigativo em conceitos de estado de experiência, corpo poético/cênico e o pressuposto do encontro com limites, que são ideias complementares que convergem com a proposta foco dessa pesquisa. Vislumbra-se o empoderamento do corpo do atua-dor, e também do corpo coletivo que se forma através do jogo, pontuando os caminhos que culminam na articulação da atuação cênica||Abstract: This master's research examines the reverberations of principles and procedures coming from the Viewpoints Method as experienced in specific actuation practices, proposed for the development of this investigation. It addresses issues emerging from these activities, which involved preparation of actors, scenic creation and observation of practices of other artists and groups working with the same methodology. Some appropriate reflections will be drawn using records collected from the participants and course notes taken by the resercher through the lent of pedagogy altogether with interviews and observations. The Viewpoints is characterized by being a philosophy of preparation of actors that researches its own technical elements, based primarily on notions of time and space, as well as resources of composition, and is materialized by the proposition of games of improvisation and strategies of scenic creation, being practiced by groups in their trainings and assemblies. It is hoped to ascertain the potentialities of this practice, both in the individual body and in the collective body of actors, highlighting how it can extend the capabilities of the actuator, refining its tools of creation and organization of expressive material. It will also permeate this dissertation, the investigative deepening in concepts of state of experience, poetic / scenic body and the presupposition of the encounter with limits, which are complementary ideas that converge with the focus method of this research. We can see the empowerment of the actuator body, and also of the collective body that is formed through the game, punctuating the paths that culminate in the articulation of the scenic performance||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestra em Artes da Cena||CAPES
Autor
Pimenta, Fernanda Dias de Freitas, 1985-
Data
2017 | 2017-02-14T00:00:00Z | 2018-09-01T10:20:38Z | 2018-09-01T10:20:38Z
Identificador
PIMENTA, Fernanda Dias de Freitas. Poéticas de atuação: experiências cênicas em Viewpoints. 2017. 1 recurso online (211 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322182
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Performance (Arte) | Processo criativo | Arte - Técnica | Performance art | Creative process | Art - Technique
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL