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Da dramaturgia de Zora Seljan a Yabadé : a travestilidade sagrada e profana como tensão criativa||From the dramaturgy of Zora Seljan to Yabadé : sacred and profane transgender as creative tension
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Metadados
Descrição
Orientador: Grácia Maria Navarro||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta dissertação apresenta um dialogo paradoxal entre a sacralidade e a profanação que encontram no corpo travestilizado a tensão para a composição do processo criativo. A interação entre sujeito e objeto é ponto inicial deste projeto de criação que tem o autor dessa dissertação, como suporte da própria pesquisa e obra. Para tanto, adotamos como procedimento de pesquisa, a interação das partes que compuseram o campo investigativo, permitindo a criação de procedimentos efetivos na geração continuada de conhecimento, alimentando assim, um circuito que envolveu o corpo do proponente/artista, a imitação, a memória, a experiência e a descrição. Nesse contexto metodológico, deu-se a criação da escritura cênica, nomeada "YABADÉ", a partir da literatura dramática de Zora Seljan, Três mulheres de Xangô, a qual está assentada no universo mítico dos orixás do candomblé baiano, da década de 70. Investiga-se neste trabalho, portanto, a relevância do estabelecimento de processos criativos que se empenham em desvelar as singularidades na produção de conhecimento nas artes da cena, salientando a contingência por descortinar caminhos individuais||Abstract: This dissertation presents a paradoxical dialogue between the sacredness and the desecration that find the tension for the creative process composition in the transgendered body. The interaction between subject and object is a starting point of this project of creation which holds the author of this dissertation as the support of his own research and work. To this end, we have adopted as a research procedure, the interaction of the parts which composed the investigative field, allowing the creation of effective procedures in the continuous generation of knowledge feeding thus a circuit that involved the body of the applicant/artist, imitation, memory, experience and description. In this methodological context, the setting up of scenic scripture, named "YABADÉ", from the dramatic literature of Zora Seljan, Três mulheres de Xangô, which is based in the mythical universe of the candomblé orixás of Bahia in the early 70¿s. What is investigated in this work, therefore, is the importance of the establishment of creative processes that engage in unveiling the singularities in the production of knowledge in the performing arts noting the contingency to uncover individual paths||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestre em Artes da Cena
Autor
Cecconello, Paulo Eduardo, 1983-
Data
2017 | 2017-02-17T00:00:00Z | 2018-09-01T11:45:52Z | 2018-09-01T11:45:52Z
Identificador
CECCONELLO, Paulo Eduardo. Da dramaturgia de Zora Seljan a Yabadé: a travestilidade sagrada e profana como tensão criativa. 2017. 1 recurso online ( 173 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322252
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Seljan, Zora, 1918-2006 | Travestis | Candomblé | Processo criativo | Transvestites | Candomble (Cult) | Creative process
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL