-
Memória, vestígio e alienação = relações entre o objeto e a cidade contemporânea = Memory, trace and alienation: relations between the object and the contemporary city||Memory, trace and alienation : relations between the object and the contemporary city
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Sylvia Helena Furegatti||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O artista, como mais um habitante da cidade contemporânea, vivencia o espaço urbano cotidianamente, sendo igualmente afetado por questões de ordem política, cultural, social e econômica. Na proposta desenvolvida aqui, a discussão foi construída pela relação entre o repertório formado no campo das artes visuais, somado as experiências do autor quanto morador periférico de uma cidade como São Paulo, resultando em um olhar que se posiciona a partir ponto de vista do proletariado, considerando aqueles que não detêm os meios de produção, estes que sentem mais concretamente os efeitos de uma cidade que é configurada para a exclusão e geração de conflitos sociais, um espaço dado de forma a privilegiar alguns em detrimento de muitos. A partir de três conceitos: Memória, vestígio e Alienação, essa dissertação trata da cidade contemporânea como meio ou fonte que impulsiona a poética artística. O trabalho se desenvolve por três capítulos, em cada um deles busca-se estruturar um dos conceitos chave por meio de uma espécie de "coleta" de referências teóricas ou poéticas do universo das artes visuais, assim como do empréstimo de informações de outros campos do saber, para assim formar a discussão. Em cada capítulo, uma experiência artística autoral que se relaciona com os conceitos trabalhados é apresentada. A práxis envolvida nessas experiências tem o procedimento da coleta ou aquisição de objetos ordinários, construídos industrialmente e encontrados em espaços de convívio urbano, como fonte material para se pensar os trabalhos. Em uma operação que lembra uma arqueologia urbana, estes objetos ganham o status de artefatos, carregam forte carga simbólica por representarem a história de uma sociedade. Em suma, a proposta trata da relação entre o objeto e as tensões geradas em uma cidade contemporânea||Abstract: The artist, being yet another inhabitant of the contemporary city, experiences the urban space daily, being equally affected by matters of political, cultural, social and economical importance. As developed here, a debate was built through the relation between the repertoire formed by the visual arts, plus the experiences of the author himself as an inhabitant of the suburbs of a city such as São Paulo, resulting in an experience built upon the point of view of the proletariat - those who do not hold the means of production, those who more firmly experience the effects of a city which was built towards the exclusion and the development of social conflicts, a space which privileges a few at the expense of many. Starting from three key concepts ¿ memory, vestige and alienation ¿ this thesis approaches the modern city as the mean or the source which propels artistic poetry. This paper is developed across three chapters, and in each one of them intends to structure one of those key concepts through a "collection" of theoretical or poetical references from the universe of the visual arts, as well as from the borrowing of ideas from other fields of knowledge, thus forming a debate. In each chapter, one authorial artistic experience, related to the key concepts developed, is presented. The praxis involved on these experiences is the collection or acquisition of common, industrial objects, found on common urban spaces, as a material source to think about labor. In an operation which suggests an urban archeology, these objects gain the status of artifacts, carrying a major symbolical charge, due to representing the history of a society. In short, the proposal addresses the relation between object and the tensions generated in the modern city||Mestrado||Artes Visuais||Mestre em Artes Visuais
Autor
Almeida, Renato Barros, 1982-
Data
2017 | 2017-02-10T00:00:00Z | 2018-09-01T13:05:50Z | 2018-09-01T13:05:50Z
Identificador
ALMEIDA, Renato Barros. Memória, vestígio e alienação: relações entre o objeto e a cidade contemporânea = Memory, trace and alienation: relations between the object and the contemporary city. 2017. 1 recurso online (134 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322305
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Memória | Alienação (Filosofia) | Objeto (Estetica) | Arte moderna | Vida urbana | Memory | Alienation (Philosophy) | Object (Aesthetics) | Contemporary art | City and town life
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL