-
A retórica do gesto : intersecção entre linguagem e sensação na poética da dramaturgia||The rhetoric of gesture : intersection between language and
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Ernesto Giovanni Boccara||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta tese analisa o gesto na dramaturgia - no cinema e no teatro. Através de Flusser, esta pesquisa investiga o abismo que há entre dois signos (por exemplo, filme e espectador) e como o gesto aparece como elemento que sobressai nesta comunicabilidade, criando pontes ou inferindo queda neste abismo. Através de Agamben, será realizada uma análise do porque o gesto é necessário ao ser humano, e como o gesto no cinema (e no teatro) representa o ser humano. Segundo Benjamin, o espectador vai à sala de cinema (ou teatro) para se encontrar, mas encontra-se cada qual a sua maneira. E assim, sendo esta identificação subjetiva, esta pesquisa não pode deixar de falar de subjetividade e modos de interpretação, para tal serão utilizados conceitos de Eco, Hegel e Sartre. Ainda, alguns outros pensadores serão mencionados como suporte desta pesquisa. Por fim, um pequeno ensaio sobre como esta pesquisa pode ser aplicada em outras áreas de conhecimento é proposto, com um estudo aplicado sobre a linguagem do teatro, numa adaptação da peça Titus Andronicus, de William Shakespeare, a qual intitulamos "Um Banquete para Tamora", no qual coloco em prática, o que chamo de Metodologia dos Gestos||Abstract: This thesis analyzes the gesture in dramaturgy - at cinema and theater. Through Flusser, this research investigates the abyss between two signs (for example, film and spectator) and how the gesture appears as an element that stands out in this communicability, creating bridges or inferring fall in this abyss. Through Agamben, we will analyze why the gesture is necessary for the human being, and how gesture in movies represents the human being. According Benjamin, the spectator goes to the movie theater to meet himself, but each one is in his own way. Therefore, being this identification subjective, this research cannot leave talking about subjectivity and modes of interpretation, and for that, we will use Eco, Hegel and Sartre concepts. Still, some other scholars¿ ones will be mentioned to support this research. Ultimately, a small essay on how this research can be applied in other areas of knowledge is proposed, with an applied study on the language of theater, in an adaptation of William Shakespeare's Titus Andronicus, which we call "A Banquet for Tamora " in which I put into practice, what I call The Gesture Methodology||Doutorado||Multimeios||Doutor em Multimeios||1444054||CAPES
Autor
Capelatto, Igor Alexandre, 1979-
Data
2018 | 2018-06-15T00:00:00Z | 2018-10-17T14:01:35Z | 2018-10-17T14:01:35Z
Identificador
CAPELATTO, Igor Alexandre. A retórica do gesto: intersecção entre linguagem e sensação na poética da dramaturgia. 2018. 1 recurso online (203 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332550
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Cinema | Dramaturgia do corpo | Gestos | Motion pictures | Body's dramaturgy | Gesture
Tipo
TESE DIGITAL