-
Teatralidade travesti : da margem para o centro da cena cinematográfica = Transvestite theatricality: from the margin to the center of the cinematography||Transvestite theatricality : from the margin to the center of the cinematography
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Grácia Maria Navarro||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta dissertação apresenta três exercícios poéticos que têm um fim em si mesmos. São três filmes com atuações que reúnem os conceitos de teatralidade (Caballero, 2011, 2013, 2014; Féral, 2008, 2015), auto-mise-en-scéne (Comolli, 2008) e corpo abjeto (Butler, 2003) como premissas de uma identidade artística travesti e que são autônomos e suficientes para testemunhar sobre si próprios. Os filmes são: Os sapatos de Aristeu, Quem tem medo de Cris Negão? e Vaca profana, todos dirigidos pelo autor desta dissertação, Luiz René Batista Guerra Mota. Eles são aqui trabalhados a partir de materiais descontínuos: set de filmagem e reflexão acadêmica, fazendo dessa descontinuidade estado fértil para a criação da sua poética. A trilogia é produção de uma identidade artística dinâmica que adota a imaginação como procedimento metodológico fundador, destituindo limites de linguagem ao criar lugares específicos e possibilidades críveis das quais os filmes são indício e fato. Aliando o teatro ao cinema, o diretor trabalha entre o overaction da interpretação teatral e o naturalismo da interpretação cinematográfica, entre a rua e o set de filmagem, "campos expandidos" (Caballero, 2011, 2014) de experimentação para acolher um cinema que é documentário e ficção, ou uma teatralidade travesti que na vida chama a atenção da câmera. As atrizes travestis aqui apresentadas têm consciência de serem uma construção, na sua fisicalidade e na recriação estética do feminino na qual uma presença artística se instala em meio à violência do seu cotidiano, aliando aspectos que nesta dissertação são reconhecidos como equivalentes a recursos artísticos de atuação teatral e cinematográfica.||Abstract: This dissertation gathers three poetic exercises that have an end in themselves. Three films in which the actresses have the concepts of theatricality (Caballero, 2011, 2013, 2014; Féral, 2008, 2015), auto-mise-en-scéne (Comolli, 2008) and abject body (Butler, 2003) as a premise for an artistic transvestite identity, being autonomous and sufficient to testify for themselves. The films are: The shoes of Aristeu, Who is afraid of Cris Negão? and Profane cow, all directed by Luiz René Batista Guerra Mota, also the author of this dissertation. The author works from discontinuous material: film sets and academic reflections, turning this discontinuity into a fertile state for his poetic creation. The trilogy is the production of a dynamic artistic identity that embraces imagination as a founding methodological procedure, disrupting language limits by creating specific places and conceivable possibilities of which the films are evidence and fact. Combining theater and film, the director works between the theatrical overacting and the naturalism in film acting, between the streets and the film set, "expanded fields" (Caballero, 2011, 2014) of experimentation to embrace a filmmaking that is both documentary and fiction, or a transvestite theatricality that, in life, gets the camera¿s attention. The transvestite actresses presented here are aware of being a construction, in their physicality and in the aesthetic recreation of the feminine in which an artistic presence is installed amid the violence of their daily lives, combining aspects that, in this dissertation, are recognized as equivalent to artistic resources of theatrical and filmic acting||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestre em Artes da Cena
Autor
Guerra, René, 1974-
Data
2017 | 2017-07-26T00:00:00Z | 2018-12-05T18:00:50Z | 2018-12-05T18:00:50Z
Identificador
GUERRA, René. Teatralidade travesti: da margem para o centro da cena cinematográfica = Transvestite theatricality: from the margin to the center of the cinematography. 2017. 1 recurso online (167 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332881
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Representação teatral | Performance (Arte) | Travestis | Identidade de gênero no cinema | Identidade de gênero no teatro | Campo expandido | Acting | Performance art | Transvestites | Gender identity in motion pictures | Gender identity in the theater | Expanded field
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL