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Gestos pictórico-ensaísticos : a câmera-pincel de Derek Jarman||Pictorial essays gestures : the paint-brush camera of Derek Jarman
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Metadados
Descrição
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Com um estilo visual singular - ao qual misturava passado e presente; teatro, pintura, poesia, artes performáticas e abstrações visuais; sexo e política - o pintor-cineasta Derek Jarman (1942-1994), realizou um cinema de características poéticas-experimentais, com fortes marcas autorais, todo calcado na polêmica e na provocação ao establishment existente na época (Inglaterra, anos de 1980, então governo da primeira ministra Margaret Thatcher). Percebe-se em Jarman, um contínuo deslocamento do pictórico para o audiovisual e vice-versa. Jarman opera nessas idas e vindas entre esses dois campos, produzindo uma intertextualidade ímpar entre eles. Seu processo criativo se estabelece à partir de uma multiplicidade de gestualidades ao redor dessa relação entre cinema e pintura, uma relação que parte da pintura e vai ao encontro do audiovisual (o Super 8) e retorna à pintura quando essa produção fílmica adentra-se em obras mais experimentais. Suas obras eram frequentemente (re)organizadas, (re)ordenadas e (re)ssignificadas, transformando-se em peças fundamentais para a construção de uma imagética apoiada na autorreflexão e na subjetividade ou, como foi tratado a partir dos anos de 1980, um "cinema do eu" e/ou um "cinema em primeira pessoa". Nessa "apreensão de si mesmo" Jarman se insere nesse domínio do ensaísmo através de uma subjetividade pensante, empregando diferentes materiais e recursos (found footage, home movies, intervenções do próprio autor), com um discurso fragmentado, incompleto, pessoal e dinâmico||Abstract: With a unique style ¿ to which it was mixed past and future; theater, painting, performance arts and visual abstraction; sex and politics - the painter-filmmaker Derek Jarman (1942-1994) performed a feature cinema with poetic-experimental characteristics with strong authorial marks, all based on controversy and the provocation of the British establishment of that age (England, 1980¿s, then the government of Prime Minister Margaret Thatcher). One can see in Jarman, a continuous displacement of the pictorial to the audiovisual and vice versa. Jarman operates in these comings and goings between these two fields, producing an odd intertextuality between them. His creative process is based on a multiplicity of gestures around this relationship between cinema and painting, a relationship that starts with the painting and goes to the audiovisual (Super 8) and returns to the painting when this filmic production enters into more experimental works. His works were often (re) organized, (re) ordered and (re) signified, becoming fundamental pieces for the construction of an imagery based on self-reflection and subjectivity or, as treated from the 1980s, a "self cinema" and / or a "cinema in the first person". In this "self-apprehension" Jarman enters this domain of essayism through a thinking subjectivity, employing different materials and resources (found footage, home movies, the author's own interventions), with a fragmented, incomplete, personal and dynamic discourse||Doutorado||Multimeios||Doutor em Multimeios
Autor
Andreghetto, Luiz Carlos, 1974-
Data
2018 | 2018-08-29T00:00:00Z | 2019-06-17T19:54:27Z | 2019-06-17T19:54:27Z
Identificador
ANDREGHETTO, Luiz Carlos. Gestos pictórico-ensaísticos: a câmera-pincel de Derek Jarman. 2018. 1 recurso online (364 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334231
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Jarman, Derek, 1942-1994 | Cinema - Inglaterra | Cinema experimental | Arte e cinema | Jarman, Derek | Motion pictures - England | Experimental films | Art and motion pictures
Tipo
TESE DIGITAL