-
A presença a partir do olhar de artistas da cena : The presence from the look of scene artists||The presence from the look of scene artists
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Raquel Scotti Hirson||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa visa alargar a reflexão sobre presença no território das artes da cena, analisando visões de artistas da cena sobre este conceito. A coleta de material ocorreu através de entrevistas com atrizes e atores brasileiros de distintas gerações, para entender como a presença vem sendo pensada por esses artistas e ampliando nosso olhar sobre este conceito através das memórias e experiências dos entrevistados. A temática da presença é o que me impulsiona a pensar a arte de ator, bem como serve de pulsão criadora, deflagrando a escrita sobre uma investigação prática que se divide em duas fases: na primeira, descrevo e analiso o processo de criação de uma desmontagem cênica sobre minha trajetória em busca da compreensão do que é / provoca / dispara a presença no contexto das artes da cena. Na segunda, utilizo dos procedimentos de uma derivação e atualização da mímesis corpórea, a mímesis da palavra, metodologia desenvolvida pelo Lume Teatro, trazendo desta maneira um conhecimento incorporado, ou seja, colocando o corpo à prova, diante do que foi falado pelos entrevistados. As palavras proferidas nas entrevistas se deslocaram, atravessaram tempo, espaço, detonaram em um jogo de afetos, e fui ao encontro delas em sala de trabalho, transbordando em escrita a dança, as imagens e as sensações das palavras e metáforas ecoadas por artistas da cena sobre o tema da presença. O desafio e motor desse trânsito entre a investigação teórica e a prática da cena consistiu na ação de trazer ao corpo o que foi dito por estes artistas, a fim de entender o dilema da presença por um viés apto a captar a natureza rizomática do conceito||Abstract: This research aims to broaden the reflection about presence in the field of scene arts, analyzing visions of scene artists on this concept. The material has been collected through interviews with Brazilian actresses and actors of different generations, to understand how these artists has thought about the presence and to broaden our view on this concept through the memories and experiences of the interviewed. The theme of presence is what drives me to think of the art of the actor, as well as serves as a creative drive, triggering the writing about a practical investigation that is divided into two phases. In the first one, I describe and analyze the process of creating a scenic disassembly on my trajectory in search of understanding what is / provokes / triggers the presence in the context of the scene arts. In the second one, I use the procedures of a derivation and updating of the corporeal mimesis, the mimesis of the word, a methodology developed by Lume Teatro, bringing in this way a knowledge incorporated, that is, putting the body to test based of what was said by the interviewed. The words uttered in the interviews moved, they crossed time, space, detonated in a game of affection, and I went to meet them in the work room, overflowing in writing the dance, the images and the sensations of the words and metaphors echoed by artists of the scene on the subject of presence. The challenge and engine of this transit between the theoretical investigation and the scene practice consisted in the action of bringing to the body what was said by these artists in order to understand the dilemma of presence capturing the rhizomatic nature of the concept||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestra em Artes da Cena||CAPES
Autor
Silva, Andressa Moretti, 1991-
Data
2019 | 2019-02-20T00:00:00Z | 2019-11-22T17:17:18Z | 2019-11-22T17:17:18Z
Identificador
SILVA, Andressa Moretti. A presença a partir do olhar de artistas da cena: The presence from the look of scene artists. 2019. 1 recurso online (216 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335086. Acesso em: 22 nov. 2019. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335086
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Atores e atrizes de teatro - Brasil | Teatro - Pesquisa | Processo criativo | Mimese na arte | Mimese corpórea | Theater actors and actresses - Brazil | Theater - Research | Creative process | Mimesis in art | Corporeal mimesis
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL