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A “maniera italiana di canto” : a prática vocal do início do Seicento||The “maniera italiana di canto” : the vocal practice at the beginning of Seicento
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Metadados
Descrição
Orientador: Paulo Mugayar Kühl||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A "maneira italiana de canto" é citada em diversos tratados ao longo do século XVII como o modelo a ser seguido pelos cantores do período. Apesar do sucesso desta prática, dentro da Itália há uma descontinuidade de documentos sobre o canto após o Le Nuove Musiche de Caccini. As informações sobre a prática vocal do período aparecem de forma fragmentada em fontes diversas, que demonstram como as demandas dos novos gêneros musicais assim como as características dos espetáculos afetaram profundamente esta prática. As pesquisas existentes sobre o assunto ou tratam de forma rasa este período tão importante para a histórica do canto ou focam em aspectos somente interpretativos, como a ornamentação ou o gestual. Desta forma, esta pesquisa busca compreender a arte do canto do início do Seicento de uma forma mais específica do que foi tratada até então pela musicologia. Foram utilizadas fontes de tipologias diversas: tratados de música, correspondências, testemunhos oficiais, elogios poéticos, tratados de medicina e de recitação teatral. A interpretação das informações encontradas nestes documentos foi realizada a partir do viés interdisciplinar presente nessas fontes, que demonstraram a influência da arte oratória, da cortesania e da visão galênica e aristotélica sobre a fisiologia da voz nas concepções sobre o canto do período||Abstract: The "Italian manner of singing" was cited in several treatises throughout the seventeenth century as the model to be followed by the singers of that period. Despite the success of this practice, there was a discontinuity of documents about singing in Italy after Caccini¿s Le Nuove Musiche. The information about the vocal practice of the period appears fragmented in diverse sources, which demonstrates how the demands of the new musical genres, as well as the characteristics of the spectacles, have deeply affected this musical practice. Existing research on the subject either treat this important period of the history of singing in a superficial way or focus only on interpretive aspects, such as ornamentation or gesture. Therefore, this research aims to understand the art of singing at the beginning of the Seicento in a more specific way than has been treated until now by musicology. Different typologies sources were used: music treatises, correspondences, official testimonies, poetic compliments, medical treatises and documents about theatrical recitation. The interpretation of the information about singing found in these documents was based on the interdisciplinary bias presented in these sources, which demonstrated the influence of the oratorical art, the courtly culture and the Galenic and Aristotelian vision on the physiology of the voice in the conceptions about the singing of the period||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutora em Música||88881135437/2016-01||CAPES
Autor
Kubo, Viviane Alves, 1985-
Data
2019 | 2019-08-15T00:00:00Z | 2020-07-03T20:58:12Z | 2020-07-03T20:58:12Z
Identificador
KUBO, Viviane Alves. A "maniera italiana di canto": a prática vocal do início do Seicento. 2019. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/344310
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Canto - História | Música - Itália - Séc. XVII | Canto - Instrução e estudo | Musicologia histórica | Singing - History | Baroque music - Italy - 17th century | Vocal technique | Historical musicology
Tipo
TESE DIGITAL