Descrição
Orientador: Adriana Giarola Kayama||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida na busca do "vocione" (uma voz mais potente e brilhante) capaz de interpretar de forma eficiente e confortável, óperas do final do século XIX. Buscamos nas publicações de Manuel P. R. Garcia, Richard Miller, e Angelo José Fernandes referências para a definição do som ideal ("vocione") para o referido repertório. Acreditando que o equilíbrio do corpo pudesse auxiliar no desenvolvimento da voz, foram aplicadas na própria pesquisadora, três técnicas corporais ¿ o Alfabeto do corpo, o Qi Gong (meditação ativa) e o Aikidô (arte marcial japonesa) ¿ para colaborar na construção sonora de sua voz. Para verificar os resultados vocais obtidos através do trabalho realizado com as três técnicas corporais, selecionamos sete árias de sete heroínas (Cecilia, Fosca, Delia, Isabella, Maria Tudor, Ilàra e Odalea) de óperas de Carlos Gomes||Abstract: This work presents the research developed in search of the "vocione" (a more powerful and brilliant voice) to perform operas from the last quarter of the 19th century in an efficient and comfortable way. In the publications of Manuel P. R. Garcia, Richard Miller and Angelo José Fernandes we searched for references for the definition of the ideal sound ("vocione") for this repertoire. Believing that an harmonious body could assist in the development of the voice, three body techniques were applied on the researcher herself ¿ The Body Alphabet, Qi Gong (moving meditation) and Aikido (japanese martial art) ¿ to collaborate in the sound construction of her voice. In order to verify the vocal results obtained through the work carried out with the three body techniques, we selected seven arias of Carlos Gomes¿ heroines (Cecilia, Fosca, Delia, Isabella, Maria Tudor, Ilàra e Odalea) from his operas||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutora em Música