-
Corpo em diáspora : colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny||Body in diaspora : coloniality, dance pedagogy and Germaine Acogny technique
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar o campo teórico-prático que situa corpo, cultura e colonialidade a partir de uma perspectiva transversal que tanto avalia os impactos das eurocentricidades nas concepções epistemológicas do território da dança, quanto aponta caminhos que interpelam criticamente tais realidades. A análise dos significados da diáspora, esfera do movimento e da relação, que dá corpo a formas de habitar o mundo e o diálogo crítico entre dança, antropologia e educação, reverberam em uma pedagogia de dança que denominamos Corpo em Diáspora, fundamentada em técnicas, estéticas e poéticas oriundas das formas africanizadas de escrita de si que compõem a multiplicidade brasileira. A experiência etnográfica municia a investigação sobre a técnica Germaine Acogny, sua origem e história, seus fundamentos técnicos e simbólicos, bem como as relações diretas com os contextos brasileiros através da experiência com o Balé da Cidade de São Paulo. Abordando esse contexto fortalecemos as relações sul-sul e redimensionamos o contato com as realidades sócio culturais africanas. A análise empreendida também aponta caminhos para ampliar os recursos estéticos fomentadores de práticas criativas em dança||Abstract: This work aims to broaden the theoretical-practical field that places body, culture and coloniality in a transversal perspective that both evaluates the impacts of Eurocentricities on the epistemological perspectives of the dance territory, and points out the ways that critically address such realities. The analysis of the meanings of diaspora, sphere of movement and relationship, which give form to ways of inhabiting the world and the critical dialogue between dance, anthropology and education, reverberate in a dance pedagogy which we call Body in Diaspora; based on techniques, and aesthetic and poetic origins of the Africanized forms of self-writing that make up the Brazilian multiplicity. The ethnographic experience brings together research on the Germaine Acogny technique, its origin and history, its technical and symbolic foundations as well as the direct relations with the Brazilian contexts through the experience with Balé of the City of São Paulo. Addressing this context we strengthen South-South relations and resize our contact with African socio-cultural realities. The analysis also points out ways to expand aesthetic resources that foster creative practices in dance||Doutorado||Teatro, Dança e Performance||Doutora em Artes da Cena
Autor
Silva, Luciane da, 1977-
Data
2017 | 2018-01-12T00:00:00Z | 2020-07-15T12:50:23Z | 2020-07-15T12:50:23Z
Identificador
SILVA, Luciane da. Corpo em diáspora: colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. 2017. 1 recurso online (281 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331753. Acesso em: 15 Jul. 2020. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331753
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Diáspora africana | Colonialidade | Dança - Estudo e ensino | Dança - Técnica | Dança - África | African diaspora | Coloniality | Dance - Education | Dance - Technique | Dance - Africa - Africa
Tipo
TESE DIGITAL