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Entre deuses e orixás : o treinamento do ator na travessia entre a dança clássica indiana e as entidades de Umbanda = Between gods and orixas: the training of the actor in the crossing between the indian classical dance and the Umbanda entities||Between gods and orixas : the training of the actor in the crossing between the indian classical dance and the Umbanda entities
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Metadados
Descrição
Orientador: Marilia Vieira Soares||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar duas entidades de Umbanda objetivando, através de uma pesquisa corporal, encontrar caminhos para a criação e comunicação do ator que possam atravessar fronteiras culturais. Para tal, utilizo como apoio metodológico dois estilos de dança clássica indiana, traçando pontos de contato entre os movimentos, expressões e gestos já sistematizados artisticamente na Índia e as manifestações que ocorrem nas giras de Umbanda. Ao perceber a afinidade entre essas estruturações, busco estabelecer uma relação entre essas duas culturas, na intenção de entender como a construção desses corpos e gestos pode ser utilizada como meio de expressão e comunicação em espaços e contextos diversificados. Esta pesquisa visa investigar, por meio da dança e do teatro físico, formas de instrumentalizar o ator para a criação e construção da cena a partir do estudo, prática e troca de experiências. Ao assistir às incorporações nos rituais de Umbanda, assim como, a uma apresentação de dança clássica indiana, é possível observar um elemento comum entre as duas formas de atuação que é a qualidade de presença cênica dos médiuns e dos bailarinos, ancorada numa codificação muito bem definida. Essa energia impalpável, e que é responsável por prender a atenção do espectador, é acionada de maneira física diante de nossos olhos e me proponho a entender o funcionamento desse processo. Esta pesquisa se dá entre técnicas e culturas, entre deuses e orixás. Seu foco está na "travessia" e, para tal, foram escolhidas duas entidades de Umbanda baseadas em dois estilos de dança, são eles: caboclos e pretos-velhos; Kuchipudi e Mohiniyattam, respectivamente||Abstract: This research¿s proposal is to investigate two Umbanda entities aiming through out body research to find ways to actor¿s creation and communication which can cross cultural barriers. To do such thing, I use as methodological support two classic Indian dances connecting possible movements, expressions and gestures already systematized in a artistically form in India as well as the manifestations which occur in the Umbanda¿s `giras¿. When realizing the connection between these structures, I try to stablish a relationship between these two cultures, intending to understand how the construction of those bodies and gestures could be used as an expression and communication vehicle in diverse spaces and contexts. This research aims to investigate, through dance and physical theatre, ways to instrumentalize the actor for creation and scene building from study, practice and experiences exchanges. When watching the incorporations during the Umbanda¿s rituals as well as a classic Indian dance, it is possible observe a common element between these two acting forms which is the quality of presence in the scene of those mediums and dancers, supported by a well-defined codification. Such intangible energy, which is responsible to catch the audience¿s attention, is set on a physical way in front of our eyes and I intend to try to understand how this process works. This research happens between techniques and cultures, between gods and orixas. Its focus is on crossing and for this propose two Umbanda entities were chosen based on two dance styles, which are: `caboclos¿ and `pretos-velhos¿; Kuchipudi e Mohiniyattam, respectively||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestra em Artes da Cena
Autor
Rodrigues, Cassiana, 1981-
Data
2020 | 2020-02-14T00:00:00Z | 2020-07-15T16:51:41Z | 2020-07-15T16:51:41Z
Identificador
RODRIGUES, Cassiana. Entre deuses e orixás : o treinamento do ator na travessia entre a dança clássica indiana e as entidades de Umbanda = Between gods and orixas: the training of the actor in the crossing between the indian classical dance and the Umbanda entities. 2020. 1 recurso online ( 148p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345462
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Dança | Dança - Índia | Teatro | Umbanda | Dançarinos - Treinamento | Atores - Treinamento | Índia | India | Dance | Dance - India | Theatre | Umbanda | Dancers - Training | Actors - Tranining
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL