Descrição
Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a dramaturgia feminina colombiana através do analise e a descrição dos textos de duas peças Yo he querido gritar (2010), de Tania Cárdenas e Pasajeras (2000), de Ana María Vallejo de la Ossa. Apesar de o estudo sobre a dramaturgia colombiana ter crescido na última década, e ainda ser um área em processo de fortalecimento no âmbito dos estudos e pesquisas teatrais do país ¿ o que chama a atenção, pois, por outro lado, houve um aumento na produção de textos teatrais nos últimos anos na Colômbia. Com base nisso, esta pesquisa realiza, inicialmente, um percurso histórico, a partir da década de 1960, do teatro na Colômbia. E, dessa forma, será apresentada a análise de forma e conteúdo das peças selecionadas. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados principalmente os postulados teóricos de José Luis Garcia Barrientos e Jean Pierre Sarrazac, além de entrevistas com as autoras, disponíveis na íntegra nos anexos. Nas duas peças são estudados elementos estruturais do drama como: conflitos, ações, personagens, espaço, tempo, rubricas, falas e diálogos, o que permite construir uma ideia de como estão organizadas as peças, relacionando esses aspectos ao contexto contemporâneo no qual as autoras estão inseridas. Essa dissertação, composta por quatro capítulos, destina o seu primeiro segmento a introduzir o contexto sócio-histórico de criação das peças selecionadas e o percurso das autoras dentro da cena teatral colombiana contemporânea. Os capítulos segundo e terceiro visam descrever e analisar propriamente os textos. Conclui-se no capítulo final, em procura de um diálogo conjunto ao estudo analítico desenvolvido na pesquisa, através de uma peça de autoria pessoal, Pasos de sal||Abstract: The present work is to investigate contemporary female-written colombian dramaturgy by description and analysis of two representative scripts, Yo he querido gritar, by Tania Cárdenas and Pasajeras, by Ana María Vallejo de la Ossa. Current researches on Colombian Dramaturgy has been notably spreading within the last decade, aswell as a full-range variety of plays represented on stage emerges. Nevertheless the field is yet strengthenging inside Colombia. This research aims to contribute by detailing aspects to the route to Contemporary Colombian Theatre, from early 60¿s plays to the selected texts, Yo he querido gritar (2015) and Pasajeras (2011). Main approaches to the theoretical works of José Luis Garcia Barrientos and Jean Pierre Sarrazac constitute the methodology design to describe and analyse the selected scripts structures elements, considering conflicts, actions, space, time and dialogues. Also both scripts¿ authors full transcribed interviews are available in attached last section. This dissertation has four chapters. The first entitles the socio-historic creation context of the selected scripts, and the authors itinerary inside contemporary Colombian dramaturgy. Chapter two and three are to describe and analyse the selected script texts. Finally, last chapter introduces a personal script text, Pasos de Sal, as motivated by the path of experience which lead the writing process of the dissertation||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestra em Artes da Cena