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“Trilogia do palco” : autorrepresentação, jogo e mise-en-scène no cinema de Eduardo Coutinho = “The Stage trilogy”: self-representation, acting and mise-en-scène in the cinema of Eduardo Coutinho||”The Stage trilogy” : self-representation, acting and mise-en-scène in the cinema of Eduardo Coutinho
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Metadados
Descrição
Orientador: Pedro Maciel Guimarães Júnior||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa se debruça sobre as diferentes formas de atuação presentes no Cinema Documentário, tendo como objeto a obra de Eduardo Coutinho, em particular os filmes Jogo de Cena (2007), Moscou (2009) e As Canções (2011). Buscamos compreender as ações do sujeito que oferece sua imagem à câmera do documentarista e os modos como ele se autorrepresenta. O que se propõe é uma investigação da forma como se dá a relação entre realizador, personagens e atores à luz do conceito de auto-mise-en-scène, cunhado pela pesquisadora Claudine de France e reempregado na obra de Jean-Louis Comolli. Além disso, analisamos a figura do ator profissional nos filmes de Eduardo Coutinho (presentes em Jogo de Cena e Moscou) traçando um paralelo com a participação dos atores não profissionais, protagonistas frequentes de sua obra. Para apoiar tal análise, lançamos mão das teorias e métodos de interpretação, sistematizados por Constantin Stanislavski e Bertold Brecht. Bem como da bibliografia sobre Estudos Atorais no cinema, utilizando como referência a obra do pesquisador James Naremore. Essas ferramentas para compreender o jogo do ator foram deslocadas, para a investigação das formas de representação no domínio do Documentário||Abstract: This research assesses the different forms of performance in the Documentary Cinema, based on the work of Eduardo Coutinho, particularly the films Jogo de Cena (2007); Moscow (2009) and As Canções (2011). It aims to understand the actions of the subject whose image is before the documentarist's camera and how this subject represents himself. What the research proposes is an investigation on how the relationship between the director, characters, and actors unfolds, in the light of the auto-mise-en-scène concept, coined by researcher Claudine de France and re-employed in the work of Jean-Louis Comolli. Furthermore, the research analyzes the professional actor in Eduardo Coutinho's films (in Jogo de Cena and Moscow), drawing a parallel with the participation of non-professional actors, frequently protagonists of Coutinho¿s work. To support this analysis, it builds upon theories and methods of interpretation, systematized by Constantin Stanislavski and Bertold Brecht, as well as on the literature on Acting Studies in the cinema, with the work of researcher James Naremore as reference. These tools to understand the actor's performance have been reinterpreted to investigate forms of representation in the field of Documentary||Mestrado||Multimeios||Mestra em Multimeios||88882435369/2019-01||CAPES
Autor
Granato, Luíza Zaidan, 1991-
Data
2020 | 2020-11-30T00:00:00Z | 2021-03-15T19:02:50Z | 2021-03-15T19:02:50Z
Identificador
GRANATO, Luíza Zaidan. "Trilogia do palco": autorrepresentação, jogo e mise-en-scène no cinema de Eduardo Coutinho = "The Stage trilogy": self-representation, acting and mise-en-scène in the cinema of Eduardo Coutinho. 2020. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357719
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Coutinho, Eduardo, 1933-2014 | Documentário (Cinema) | Autorrepresentação | Mise-en-scène | Coutinho, Eduardo | Documentary films | Self-representation | Mise-en-scène
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL